Vitalik Buterin quer que Ethereum tenha maior privacidade

Publicidade

Publicidade

O criador do Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, afirmou que a principal plataforma de contratos inteligentes enfrenta um sério obstáculo, mas que uma solução relativamente simples pode ajudar imensamente.

Em um post em seu blog, Buterin disse que a privacidade é um dos maiores desafios remanescentes que o Ethereum enfrenta hoje.

Publicidade

“Por padrão, tudo o que entra em uma blockchain pública é público. Cada vez mais, isso significa não apenas dinheiro e transações financeiras, mas também nomes ENS (Ethereum Name Service), POAPs (Proof of Attendance Protocols), NFTs, tokens soulbound e muito mais.


Publicidade

Na prática, usar todo o conjunto de aplicativos Ethereum envolve tornar pública uma parte significativa de sua vida para que todos vejam e analisem.

Publicidade

Melhorar esse estado de coisas é um problema importante, e isso é amplamente reconhecido. Até agora, no entanto, as discussões sobre como melhorar a privacidade se concentraram em um caso de uso específico: transferências de preservação da privacidade (e geralmente auto transferências) de ETH e tokens ERC20 convencionais”.

Buterin diz que, a partir de agora, a melhor maneira de lidar com a privacidade no Ethereum é por meio de endereços furtivos.

Publicidade

Publicidade

Um endereço furtivo é um endereço único que ofusca a chave pública de alguém, garantindo que ninguém possa rastrear os pagamentos até o remetente.

O criador do Ethereum afirmou que as carteiras podem ajudar os usuários a aproveitar os endereços furtivos, criando opções integradas.

Publicidade

Vitalik afirmou:

“Endereços furtivos básicos podem ser implementados rapidamente hoje e podem ser um impulso significativo para a privacidade prática do usuário no Ethereum.

Publicidade


Eles exigem algum trabalho no lado da carteira para apoiá-los. Dito isso, é minha opinião que as carteiras devem começar a se mover em direção a um modelo mais nativo de vários endereços (por exemplo, criar um novo endereço para cada aplicativo com o qual você interage pode ser uma opção) também por outros motivos relacionados à privacidade.

No entanto, os endereços furtivos apresentam algumas preocupações de usabilidade de longo prazo, como dificuldade de recuperação social.

Provavelmente não há problema em simplesmente aceitar essas preocupações por enquanto, por exemplo, aceitando que a recuperação social envolverá uma perda de privacidade ou um atraso de duas semanas para liberar lentamente as transações de recuperação para os vários ativos (que podem ser tratados por um serviço terceirizado).

A longo prazo, esses problemas podem ser resolvidos, mas o ecossistema de endereços furtivos a longo prazo parece depender fortemente de provas de conhecimento zero”.

*Com Criptonizando

Publicidade