Vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2021 são revelados

Estudos do mercado financeiro, formas de otimizar o mundo econômico na pandemia e mercado de trabalho foram os destaques

Publicidade

Publicidade

David Edward Card, economista canadense de 65 anos, professor de economia na Universidade da Califórnia. Joshua David Angrist, norte-americano e professor de economia do instituto de tecnologia de Massachusetts e Guido Wilhelmus Imbens, holandes, foram os premiados com o Prêmio Nobel de Economia de 2021.

O prêmio foi dividido juntamente com os três economistas, David Card: efeitos do salário mínimo, migração e da educação no mercado de trabalho e Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens: uso de metodologia para entender o efeito de um ano a mais na escola para os estudantes. A Real Academia de Ciências da Suécia definiu que os três vencedores, revolucionaram a pesquisa empírica, metodologia e análises em causas sociais com relações econômicas sérias.

Publicidade

Em declaração na conferência do prêmio, Peter Fredriksson, presidente do Comitê do Prêmio de Ciências Econômicas ressaltou: “Os estudos de Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento. A pesquisa deles melhorou substancialmente nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade”

Os experimentos naturais foram levados em conta para a decisão, situações do cotidiano que causem impactos no mundo e a busca para entender os efeitos em áreas como o mercado de trabalho, educação e sociedade. As pesquisas de campo mundo afora durante o período da pandemia de covid-19, adaptaram-se a teorias dos economistas. Os alunos um ano a mais nas escolas, ideia conjunta de Guido Imbens e Angrist.

Publicidade

Outros premiados do Nobel: Paz: Maria Ressa e Dmitry Muratov, Medicina: David Julius e Ardem Patapoutian, Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, Química: Benjamin List e David MacMillan e Literatura: Abdulrazak Gurnah. Em 2020 o vencedor do Nobel de Economia foram: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer por trabalhos no combate à pobreza.

Publicidade

Publicidade