Reservas de Bitcoin da Binance são 101% garantidas, diz auditoria da Mazars

Publicidade

Publicidade

A empresa global de auditoria Mazars publicou nesta quarta-feira (07) um relatório sobre as reservas de Bitcoin (BTC) da exchange de criptomoedas Binance.

A auditoria concluiu que as reservas de BTC da corretora são totalmente garantidas. Isso quer dizer que a exchange mantem Bitcoins suficientes para cobrir o saldo de todos os seus usuários.

Publicidade

O termo “garantido” aplica-se, segundo a empresa, quando os ativos em escopo da Binance forem iguais ou maiores que o passivo líquido dos ativos em escopo.

Os ativos em escopo incluem contas à vista, opções, margem, futuros, financiamento, empréstimos e ganhos dos clientes, etc.

Publicidade


Publicidade

Para chegar ao resultado, a Mazars analisou prova de reservas (PoR, na sigla em inglês), bem como a prova de responsabilidades da Binance. Diante disso, a empresa estimou que as reservas de Bitcoin da exchange são 101% garantidas.

“A Binance passou por uma verificação de Prova de Reservas e Prova de Responsabilidades em 22 de novembro de 2022 23:59:59 UTC, quando obteve-se um snapshot de suas reservas totais e passivos para determinar a taxa de garantia total de suas participações em ativos Bitcoin”, disse a empresa.

Publicidade

Publicidade

“No momento da avaliação, a Mazars observou que os ativos dentro do escopo controlados pela Binance excediam 100% de suas responsabilidades totais da plataforma.”

Os usuários da Binance também podem verificar de forma independente se seus ativos fizeram parte do processo de auditoria.

Publicidade

Reservas de Bitcoin da Binance

Os resultados da Mazars corroboram os que a Binance divulgou no final do mês de novembro. Na ocasião, conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange forneceu um snapshot também do dia de 22 de novembro de 2022. O registro mostrou os saldos das contas e das reservas da exchange.

De acordo com a empresa, havia, naquela data, 582.485 Bitcoins em suas reservas. Enquanto isso, os seus usuários tinham um saldo líquido de 575.742 Bitcoins – dando uma margem de 6.743 Bitcoins. A taxa de reserva, portanto, seria de 101%.

Publicidade


Na época, a exchange também informou que contrataria auditores terceirizados para verificar o sistema de prova de reservas.

Além disso, disse que vai implementar a tecnologia de prova de conhecimento zero para fornecer prova cripto de suas reivindicações – enquanto protege a privacidade do usuário.

A inciativa da Binance de promover mais transparência para seus usuários sobre suas reservas – seguida por outras exchanges – ocorre após o colapso da rival FTX.

Vale destacar que, por enquanto, a auditoria só certificou as reservas de Bitcoin da Binance. Ou seja, as reservas de outras criptomoedas ainda não passaram por verificação.

Publicidade