Philips anuncia troca de CEO

A sucessão vai ocorrer no dia 15 de outubro deste ano

Publicidade

Publicidade

Nesta terça-feira (16), a companhia holandesa Philips anunciou a saída do, até então, presidente-executivo da companhia, Frans van Houten.

A mudança será feita no dia 15 de outubro deste ano, antes do término de seu mandato, no mês de abril.

Philips troca de CEO

Publicidade

A medida foi anunciada inesperadamente, dando sucessão à divulgação do balanço trimestral da empresa. 

De acordo com o anúncio feito em seu portal de relações com investidores, o nome cotado para substituir van Houten é Roy Jakobs, atual chefe de negócios de Connected Care da Philips.

Publicidade

No comunicado, a empresa afirmou que o Conselho Supervisor e o próprio CEO da companhia concordaram que “com o fim do seu terceiro mandato à vista, é hora de mudar a liderança”.

Publicidade


A decisão foi tomada após uma “avaliação compreensiva de candidatos externos e internos”, fazendo com que Roy Jakobs fosse escolhido de forma unânime.

Publicidade

Publicidade

O executivo traz, ainda, uma bagagem internacional e operacional fortes à companhia, além de contribuir com um entendimento aprofundado acerca da Philips. Este ponto, segundo a empresa, será crucial em sua “jornada de crescimento”.

Roy Jakobs, nomeado para substituir Frans van Houten/Foto: Reprodução

No entanto, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) deve ser feita no dia 30 de setembro deste ano. Na reunião, o novo mandato de Jakobs, que deve se efetivar em 15 de outubro, será a pauta principal.

Publicidade

Além disso, com o ingresso do executivo, o atual CEO da Philips, van Houten, deve atuar como orientador da empresa, prestando suporte à mudança até o término de seu mandato, em abril de 2023.

A transição de CEOs gerou reações positivas no quadro executivo da empresa, que agradeceu o trabalho de van Houten até então.

Publicidade

O líder do Conselho Supervisor da Royal Philips, Feike Sijbesma, disse que “em nome do Conselho de Supervisão, gostaria de agradecer Frank pela sua liderança transformativa nos últimos 12 anos”.

Para Frans van Houten, apesar de estar orgulhoso quanto às conquistas alcançadas, muito ainda precisa ser feito para que a companhia seja capaz de “superar as adversidades do mercado”.

“Foi uma honra e um privilégio liderar a transformação da Philips, ao longo destes 12 anos, em uma das maiores empresas tecnológicas de saúde do mundo, trazendo soluções inovadoras para ajudar nossos clientes a atingirem melhores resultados de saúde”, conclui.

A troca de CEOs ocorre cerca de um ano após um grande recall de produtos feito pela Philips, responsável por reduzir pela metade seu valor de mercado, na época.

van Houten atuará como um “orientador” na mudança/Foto: aotu architecture sarl

A medida recolheu cerca de 5,5 milhões de equipamentos utilizados no tratamento de apneia do sono. 

Isso ocorreu por conta da espuma utilizada nas unidades que, segundo a empresa, poderia liberar partículas e gases responsáveis por irritar as vias aéreas, serem tóxicos e trazer riscos de câncer.

Trajetória de Jakobs

Nascido em Kerkrade, na Holanda, no ano de 1974, Roy Jakobs estudou Administração de Negócios nas Universidades de Nijmegen e Bologna. 

Com uma experiência extensa em liderança executiva global, o executivo ingressou na Philips no ano de 2010. Na época, Jakobs atuava como diretor de Marketing e Estratégia da Philips Lighting.


No ano de 2018, Roy entrou para o Comitê Executivo da empresa, como Chefe dos negócios de Saúde Pessoal da companhia. 

Balanço trimestral

Os resultados referentes ao segundo trimestre de 2022 da Philips foram divulgados no último dia 25 de julho.

As vendas de grupo da companhia somaram a quantia de 4,2 bilhões de euros, uma queda de 7% em relação ao primeiro trimestre deste ano. No entanto, o montante representa uma alta de 9% na comparação anual.

Além disso, o Ebitda ajustado da companhia também apresentou quedas, totalizando a quantia de 216 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, se reduzindo em cerca de 59% ante os 532 milhões na comparação anual.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações