Metamask vai coletar IP e dados de usuários

Publicidade

Publicidade

A ConsenSys informou aos usuários que está preparada para coletar dados adicionais daqueles que usam sua popular ferramenta Infrura, atraindo críticas nas mídias sociais no processo.

O Infura é uma ferramenta baseada em API que permite aos usuários conectar seus aplicativos à rede Ethereum, que fornece a base para muitos projetos importantes da Web3, como Aragon, Gnosis, OpenZeppelin e o principal serviço de carteira MetaMask da ConsenSys.

Publicidade


Depois que a Infrura foi adquirida pela empresa de blockchain com sede em Nova York no final de 2019, a ferramenta agora possui cerca de 350.000 desenvolvedores e também inclui suporte para outros blockchains como Polygon e Filecoin.

Publicidade

De acordo com as atualizações da política de privacidade da ConsenSys, quando você usa o Infura como seu provedor padrão de chamada de procedimento remoto (RPC) no MetaMask, ele coleta seu endereço IP e o endereço da sua carteira Ethereum sempre que você faz uma transação.

Publicidade

No entanto, se você estiver usando seu próprio nó Ethereum ou um provedor RPC de terceiros com MetaMask, a ConsenSys diz que “nem Infura nem MetaMask coletarão seu endereço IP ou endereço de carteira Ethereum”.

RPCs alternativos que podem ser utilizados pelos desenvolvedores do Ethereum incluem Alchemy, QuickNode, Moralis e Tatum.

Publicidade

Publicidade


Essas ferramentas também têm suas próprias políticas de coleta de dados, que também podem estar sujeitas a alterações no futuro.

Publicidade

Em uma postagem, a empresa disse que sua “política sempre afirmou que certas informações são coletadas automaticamente sobre como os usuários usam nossos sites e que essas informações podem incluir endereços IP”.

A ConsenSys não é a única empresa que recentemente tomou a decisão de aumentar a quantidade de dados que coleta de sua base de usuários.

Publicidade

A exchange descentralizada Uniswap recentemente começou a coletar alguns dados offchain, como o tipo de dispositivo ou navegador dos usuários.

*Com Criptonizando

Publicidade