Meta lança novos óculos VR; de olho em metaverso e em parceria com a Microsoft

O modelo Quest Pro tem previsão de chegar ao mercado no final do mês

Publicidade

Publicidade

A Meta (M1TA34), do empresário Mark Zuckerberg, está prestes a lançar mais um produto próprio, um óculos VR (Realidade Virtual), com o intuito de apostar cada vez mais no metaverso e na sua expansão.

O novo modelo Meta Quest Pro que terá aplicativos da Microsoft no aparelho trará novos recursos para os usuários, apostando no conforto, desempenho e na possibilidade de criar um ambiente de trabalho virtual.

Publicidade


A companhia que é dona do Facebook começou a se envolver com o desenvolvimento desse tipo de produto há 8 anos, quando oficializou a compra da Oculus, empresa responsável por criar óculos VR.

Publicidade

Na época, a Meta desembolsou cerca de US$ 2 bilhões para comprar a empresa desenvolvedora da tecnologia, que já era a líder no mercado de óculos para realidade virtual.

Publicidade

Óculos VR e aposta no Metaverso 

Com o anúncio do lançamento de mais um modelo de óculos feito na conferência Meta Connect, a companhia está em busca de manter a sua aposta ousada no metaverso com o intuito de transformar o produto em uma espécie de escritório em realidade virtual. 

Os óculos Quest Pro fazem parte da nova geração disponibilizada pela Meta e permitirão que os usuários deem um passo adiante em direção ao metaverso. De acordo com o fundador da empresa, os óculos serão eficientes tanto para os games quanto para o trabalho.

Publicidade

Publicidade

Meta lança novos óculos VR; de olho em metaverso e em parceria com a Microsoft
Mark Zuckerberg aposta em planos ousados para metaverso /Foto: Reprodução

O lançamento de experiências imersivas da Meta no metaverso tem se tornado constantes desde o rebranding da companhia de Zuckerberg. Pensando no crescimento desse ambiente virtual, a empresa se juntou com outras companhias de tecnologia em junho deste ano com o objetivo de criar novos parâmetros.

Entre as empresas que se juntaram à Meta nesta empreitada estão a Epic Games, a Microsoft e a IKEA, além de outras gigantes do setor. A ideia a partir da criação do Metaverse Standards Forum, (Fórum de Padrões do Metaverso, em português) é desenvolver uma linguagem única e padronizada para o metaverso.

Publicidade

Além do modelo Quest Pro, a Meta também pretende lançar nos próximos meses uma nova linha do seu outro modelo de óculos inteligente em parceria com a Ray-Ban. A primeira versão do Ray-Ban Stories lançada em 2021 era capaz de gravar stories e postá-los nas redes sociais.

Na nova versão do óculos inteligente, os usuários poderão realizar chamadas, enviar e ouvir mensagens por meio do Ray-Ban Stories devido a integração do modelo com o WhatsApp. É esperado para os próximos meses que os usuários ainda consigam responder mensagens via Messenger e WhatsApp por comandos de voz.

Publicidade

Acordo entre Meta e Microsoft

As funcionalidades dos novos óculos VR da Meta também serão encorpadas graças a uma parceria da companhia com a Microsoft, que permitirá a integração de vários aplicativos da Microsoft com o Quest Pro e o Quest 2.

Meta lança novos óculos VR; de olho em metaverso e em parceria com a Microsoft
Ambiente virtual usando VR em reuunião no Teams /Foto: Reprodução

Visando a criação de um escritório virtual para oferecer experiências imersivas, a Meta dará aos usuários a possibilidade de criar reuniões pelo Microsoft Teams usando os óculos VR, transformando a sala de reunião em um ambiente virtual, a novidade será chamada de Horizon Workrooms.

De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, os modelos Quest Pro e Quest 2 também poderão acessar outros aplicativos da gigante de tecnologia, entre eles: Word, Excel e Power Point.

Para ser capaz de oferecer todos esses aplicativos nos seus óculos VR, a Meta contará com a ajuda da Microsoft, que disponibilizará o suporte destes aparelhos por meio do Microsoft Intune e do Azure Active Directory. 

No entanto, a parceria das empresas não ficará restrita somente aos aplicativos de produtividade que a Microsoft oferece. Há o intuito de que em breve seja adicionado opções de jogos para os usuários dos óculos Quest por meio do Xbox Cloud Gaming. Essa introdução permitiria que os proprietários transmitissem jogos do Xbox para telefones, PCs e TVs.

Publicidade