Instabilidade no sistema da Caixa Econômica deixa aplicativo e lotéricas fora do ar

O banco alega que “está atuando para restabelecer a normalidade dos serviços no menor prazo possível”

Publicidade

Publicidade

O sistema da Caixa Econômica Federal apresenta instabilidade em várias partes do país nesta terça-feira (08). O problema teria começado no final da manhã, os usuários relatam através da internet que o aplicativo e as lotéricas também não estão funcionando.

As Lotéricas de Campo Grande (MS) estão sem sistema desde às 10h. Um leitor relatou ao Jornal Midiamax que percorreu cinco lotéricas da região da saída para Cuiabá e se deparou com o mesmo problema, todas estavam sem sistema.

Publicidade

Algumas lotéricas relatam problemas diferentes pela falta de sistema, uma localizada na rua Rui Barbosa, funcionários confirmam que estão sem sistema há mais de duas horas e o motivo seria o rompimento de um cabo de fibra óptica.


Publicidade

Na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, também foram apresentados problemas de instabilidade no sistema da Caixa nesta terça-feira. Os estabelecimentos contatados informaram que a intermitência no atendimento iniciou pouco antes do meio-dia.

Publicidade

A falha apresentada no sistema das lotéricas atinge tanto na emissão de bilhetes de jogos quanto no pagamento de boletos e recebimento de benefícios.  

Funcionários ouvidos pelo acidade on afirmam que as falhas ocorrem em todo o país. A Caixa já foi acionada sobre o assunto para dar um posicionamento referente a essa situação.

Publicidade

Publicidade

Nota de esclarecimento da Caixa

Após ser procurada em decorrência dos problemas apresentados em várias partes do país, a Caixa informou que, “houve, nesta manhã, um incidente de infraestrutura em uma das linhas de transmissão que atende aos serviços do banco, provocando intermitência em alguns sistemas”. A Caixa não detalhou qual foi esse incidente.

O banco disse também que “está atuando para restabelecer a normalidade dos serviços no menor prazo possível”. O aplicativo da Caixa voltou a funcionar parcialmente nesta tarde por volta das 14h20.

Publicidade

Usuários reclamam de sistema de lotérica fora do ar – Lotérica em Mossoró /Foto:  Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Loterias da Caixa sem sistema

O problema da falta de estabilidade no sistema das lotéricas vem sendo relatado pelos usuários através das redes sociais já há algum tempo. No último dia (11), um dia após o governo liberar o empréstimo consignado do Auxilio Brasil, o sistema ficou fora do ar e em alguns lugares o atendimento levou pelo menos duas horas.

“Fui na lotérica duas vezes e a fila tá enorme e fora do sistema”, comentou uma das clientes no Twitter. 

Publicidade

As reclamações começaram em alguns Estados, como Minas Gerais e Santa Catarina, mas em pouco tempo pessoas de outras regiões também passaram a relatar o mesmo problema.


Caixa apresenta instabilidade no aplicativo do banco

A queda no sistema das lotéricas aconteceu apenas um dia após a Caixa registrar problemas também com o aplicativo do banco. Os clientes da instituição financeira usaram o Twitter e relataram dificuldades para realizar pagamentos e transferências via PIX.

De acordo com as reclamações, ao tentarem fazer qualquer transação, os usuários recebiam a mensagem de erro “Transação indisponível no momento”.

Uma das explicações que pode se aplicar ao caso, é a de que muitos acessos podem estar ocorrendo ao mesmo tempo no portal. Portanto, quando isso ocorre, o servidor não suporta processar todas as informações e acaba deixando a Loterias Caixa fora do ar por alguns minutos, horas ou até dias.

Além disso, outro ponto que pode estar contribuindo para que esses incidentes aconteçam no sistema, é a implementação da nova loteria da caixa, a ‘+Milionária’. 

A +Milionária é uma loteria da Caixa Econômica Federal que sorteia no mínimo um prêmio de R$ 10 milhões. Ela foi criada neste ano, e pelo menos até os 15 primeiros concursos, ela segue acumulada, já que nenhum apostador ganhou o prêmio principal.

Dessa forma, as atualizações no sistema acontecem nos dias em que o volume de apostas é menor. Em nota, a Caixa informou que está trabalhando para que os problemas recorrentes sejam normalizados.

Publicidade