IBovespa: o que é e como funciona?

Ninguém precisa ser formado em economia para ter ouvido falar sobre o fechamento de ações em queda ou em alta de pontos no Bovespa, concorda?
Embora o assunto exija um pequeno conhecimento em números, na prática, ele não é tão complicado de entender como parece.
Mas afinal, o que é Bovespa? Como esse conhecimento pode te ajudar a entrar no mercado financeiro?

Publicidade

Publicidade

A partir do momento em que você compreende como o processo funciona, fica muito mais fácil fazer bons investimentos na bolsa de valores.

E é por isso que vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais.

Publicidade

O que é Bovespa?

O Ibovespa significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Ele é o principal indicador de desempenho médio de performance de ações e funciona como uma carteira teórica, que deve reunir os ativos de maior circulação.

Publicidade

No mercado financeiro, ele também é chamado de IBOV, seu nome integral ou índice Bovespa.

Publicidade

O índice é considerado a referência mais importante do desempenho de ações negociadas na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

A carteira do Ibovespa é reavaliada a cada quatro meses. Isso significa que a composição, ao longo do tempo, tende a variar.

Publicidade

Publicidade

Na prática, o índice serve como uma amostra de investimentos, na qual os adeptos da renda variável, podem comprar e vender ações!

Como o Bovespa funciona?

Publicidade

Agora que você já sabe o que é a Ibovespa e sua principal função, está na hora de entender como o índice funciona na prática.

Basicamente, ele é uma referência de performance das ações mais movimentadas.

Publicidade

Além disso, ele é a principal orientação para os investidores que desejam fazer bons negócios.

Foi criado no ano de 1968. Na época, o propósito inicial do índice era de que o conjunto de ações da carteira teórica valesse o equivalente a 100 cruzeiros. Mas a moeda seria convertida em pontos, uma prática que vale até os dias de hoje.

Assim, a carteira passou a ter atualizações periódicas de forma fixa:

• De janeiro a abril

• De maio a agosto

• De setembro a dezembro

A reavaliação, que é feita com uma certa frequência, permite excluir as ações que não atendem mais aos padrões de desempenho, além de claro, incluir as que realmente atendem a dinâmica de movimentação do mercado.

As regras que as ações precisam seguir para fazer parte do Ibovespa

• Volume de negociações igual ou maior a 0,1% no período de um ano

• Ter participado de pelo menos 95% dos pregões no período de um ano

• Possui cotações acima de R$ 1,00

• A empresa não pode estar em recuperação judicial

O que significam os pontos Bovespa?

Certamente, ao assistir um jornal ou acessar um site de notícias, você já ouviu ou leu a seguinte frase: ‘’o índice Bovespa chegou a 100 mil pontos’’.

Mas o que realmente isso quer dizer e como esse números afetam a vida dos investidores?

De maneira geral, quando o índice Bovespa sobe e bate recorde de pontos, significa que o mercado financeiro está otimista.

Logo, quando a notícia é sobre queda, significa que o mercado não está confiante e por isso, não é a melhor hora de realizar grandes investimentos.

Com comprar ações do Bovespa?

A maioria dos brasileiros, acha que investir é algo que serve apenas para pessoas com muito dinheiro. Será que é realmente assim?

Na verdade, não.

O primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso, é se informar e estudar sobre o método de compra de ações do Ibovespa. Pode ter certeza de que na prática, é mais fácil do que você imagina.

Isso não significa que você deve se tornar um investidor do dia para a noite. Os bons investidores, sabem que é preciso ter calma e paciência, pois ansiedade e precipitação não combinam com o mercado financeiro.

Qual o valor mínimo para investir na bolsa de valores?

A boa notícia é que não há um valor mínimo para investir na bolsa, pois há opções para todos os tipos de investidores, até para mesmo aqueles que não podem ou não querer realizar grandes investimentos.

É importante você saber que o processo de compra e venda de ações não é feito diretamente na bolsa, mas sim, pelas corretoras de valores.

Como acompanhar os investimentos do Bovespa?

A melhor opção é acompanhar o site do B3 com frequência.

O portal reúne todas as informações necessárias para quem quer acompanhar a movimentação dos investimentos e assim, fazer boas escolhas.

Para quem ainda não começou a investir, ou não tem muita ideia do que significa renda fixa e variável, o portal do B3 oferece vários cursos e dicas interessantes.

Se esse é o seu caso, vale a pena conferir o conteúdo exclusivo do site e adquirir mais informações, antes de colocar o seu dinheiro na bolsa!

Como ganhar dinheiro com o Bovespa?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que não há um período de carência para resgatar o dinheiro que você investiu em ações.

Ou seja, caso você precise desse dinheiro, seja por qualquer motivo, pode retirar sem qualquer problema.

Além disso, é preciso levar em conta a sua realidade financeira. Cuidado para ‘’não dar um passo maior que a perna’’.

Converse com os profissionais especializados da sua corretora de investimentos para montar uma boa carteira.

Mesmo que você não tenha muita experiência, é sim possível ter um bom lucro com a bolsa de valores, principalmente a médio e longo prazo.

Como se tornar um bom investidor?

Monte um plano de ação coerente com a sua realidade financeira.

Tenha calma e paciência, pois em momentos de instabilidade, muitos investidores se desesperam e tomam ações precipitadas.

Estude bastante sobre o assunto, através de livros, cursos e claro, fique sempre de olho nas notícias e realidade atual do mercado!

Também vale a pena conversar com especialistas no assunto, como economistas ou investidores que você já conhece.

Publicidade