Hyundai passará a produzir os seus motores no Brasil pela primeira vez

Montadora sul-coreana chegou ao país há 10 anos com a sua primeira fábrica

Publicidade

Publicidade

Prestes a completar 10 anos da inauguração da sua fábrica no Brasil, a Hyundai (KRX: 005380) começará a produzir os seus motores em solo brasileiro a partir de agora, após a abertura da sua primeira fábrica voltada para a produção de motores.

Assim como a planta responsável pela fabricação dos seus veículos, a Hyundai Motor Brasil escolheu a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, como o local para a construção da sua nova unidade fabril.

Publicidade


Com o novo investimento, a empresa sul-coreana não precisará ficar dependendo apenas da importação das peças vinda do país asiático. A nova planta da Hyundai terá a capacidade de produzir por volta de 70 mil motores por ano para o HB20, modelo mais procurado da montadora.

Publicidade

A empresa trará para o país após dez anos de funcionamento da sua unidade fabril no interior paulista, a possibilidade de aumentar ainda mais o seu número de veículos fabricados aqui no Brasil. Desde a sua chegada, mais de 1,7 milhões unidades de HB20 e Creta foram feitas em Piracicaba.

Publicidade

Hyundai passará a produzir os seus motores no Brasil pela primeira vez
Hyundai produzirá motor 1.0 TGDI Turbo em Piracicaba /Foto: Quatro Rodas

Hyundai no Brasil

A empresa sul-coreana, fundada por Chung Ju-Yung, chegou ao Brasil no início da última década e começou a construir a sua primeira fábrica de automóveis da América do Sul. A fábrica inaugurada em Piracicaba, em novembro de 2012, possui capacidade de produzir mais de 210 mil veículos por ano.

A linha de produção no local é voltada principalmente para os modelos HB20, carro que possui uma grande aceitação por parte do público brasileiro, fato que levou o automóvel a ser o mais vendido em 2021. Além do HB20, a Hyundai Motor também produz em Piracicaba outro modelo seu, o SUV Creta. 

Publicidade

Publicidade

A empresa atualmente é responsável por gerar mais de cinco mil empregos diretos na região do interior paulista com a sua fábrica de automóveis, além dos empregos indiretos e passará a contar com mais de 250 funcionários com a nova inauguração. 

No local em que construiu o seu primeiro polo, que conta com mais de 1.390.00 m² de área total, a Hyundai Motor possui um centro de pesquisa e desenvolvimento que foi o primeiro a ser desenvolvido no hemisfério Sul e uma pista de testes para os seus carros de 3 km.

Publicidade


Com a criação da nova fábrica de motores, a Hyundai passará a ter mais autonomia no mercado brasileiro a partir de agora. O investimento de R$ 500 milhões da empresa sul-coreana dará para ela a possibilidade de aumentar ainda mais as suas vendas. Entre os motores que serão produzidos estão:

Publicidade

  • Motor 1.0 Gamma aspirado
  • Motor 1.0 TGDI turbo

Nas novas instalações serão produzidos cerca de 70 mil motores por ano para equipar o seu modelo mais vendido, essa projeção ainda pode ser aumentada com o decorrer dos anos. O HB20 é inclusive o carro mais vendido deste ano, levando em consideração os números registrados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) até agosto com quase 62 mil unidades.

Hyundai passará a produzir os seus motores no Brasil pela primeira vez
Robôs da Hyundai ajudarão a otimizar produção de motores /Foto: Reprodução

Tecnologia

Assim como as outras 12 fábricas que a Hyundai já possuía em funcionamento ao redor do mundo. A nova instalação contará com uma tecnologia de alto nível, seguindo os fundamentos da indústria 4.0, gerando uma padronização na qualidade dos automóveis.

Além de aplicar os conceitos da indústria 4.0, a nova fábrica da Hyundai em Piracicaba trará um novo “funcionário” para acelerar a produção. A unidade que fabricará os motores da montadora aqui no Brasil contará com o primeiro robô móvel autônomo. 

Com esse modelo de robô inédito, a Hyundai poderá reduzir pela metade o espaço para as peças utilizadas na linha de produção, já que o robô ficará com a responsabilidade de otimizar o transporte das peças.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações