FTX Europa anuncia retomada das atividades

Publicidade

Publicidade

Investidores da FTX ainda estão no escuro quanto ao destino de seus ativos armazenados na plataforma falida. No entanto, um raio de esperança foi dado aos clientes europeus, pois a FTX EU, a divisão europeia da corretora de criptomoedas, lançou um novo site para que seus usuários possam solicitar retiradas de fundos.

De acordo com um novo relatório, a Comissão de Valores Mobiliários do Chipre (CySE) aprovou o novo nome de domínio – https://ftxeurope.eu/ – que servirá apenas para saques de saldo existentes na plataforma.

Publicidade


No entanto, nenhum outro serviço ou produto será oferecido através desse site. Não foi informado como os recursos para honrar os saques dos usuários europeus foram obtidos, já que a corretora teria um rombo de US$ 8 bilhões.

Publicidade

A FTX EU foi lançada em março de 2022, quase sete meses antes do grupo FTX, liderado por SBF, e suas 130 empresas afiliadas declararem falência.

Publicidade

FTX

A divisão europeia tinha como objetivo oferecer produtos corporativos aos clientes da Europa por meio de uma empresa de investimento licenciada na União Europeia, com sede na Suíça.

No entanto, os reguladores de Chipre ordenaram o encerramento das operações em 9 de novembro, dois dias antes do anúncio da falência.

Publicidade

Publicidade

Como a FTX EU operou por apenas um curto período, é esperado que o número de usuários afetados pelas consequências seja significativamente menor do que em outros países.


Publicidade

Outra subsidiária da FTX, a FTX Japan, também anunciou recentemente a retomada da função de saque para seus clientes. No caso desta subsidiária, os recursos para pagar os clientes foram solicitados diretamente aos administradores da massa falida da FTX dos EUA pois, segundo eles, a lei japonesa garantia o acesso aos ativos.

Em meio a incerteza, o retorno das atividades da FTX EU é uma boa notícia para os clientes europeus, que agora podem retirar seus ativos armazenados na plataforma. No entanto, ainda há muitas perguntas sem respostas quanto ao futuro da FTX e seus investidores, e é importante que tomem precauções ao investir em criptomoedas.

Publicidade

Publicidade