Federal Reserve pode desencadear quebra dos mercados, afirma Chamath Palihapitiya

Publicidade

Publicidade

Quase um ano depois de acertar com precisão o início de um grande crash nos mercados globais, o bilionário Chamath Palihapitiya está alertando os investidores que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, pode desencadear uma nova quebra.

Em um novo episódio do All-In Podcast, Palihapitiya afirmou que os investidores devem ser cautelosos agora que o Fed sinalizou que os mercados provavelmente terão que suportar mais aumentos nas taxas de juros do que a expectativa do consenso.

Publicidade


“Se você tiver uma visão muito equilibrada do que aconteceu esta semana, você tem que começar, eu acho, com o Federal Reserve e realmente o que eles disseram é que as taxas provavelmente serão mais altas do que todos vocês pensam, e elas serão mais altas para mais do que todos vocês querem.

Publicidade

Sem debater se isso vai acontecer ou não, o que você pode fazer é construir um pequeno modelo de sensibilidade para entender a implicação matemática disso.

Publicidade

Basicamente, o que isso significa é que o dólar que está bem na sua frente agora é significativamente mais importante do que o dólar que está muito, muito longe de você.”

Federal Reserve eleva juros

Na semana passada, o Federal Reserve dos EUA elevou as taxas de juros em 0,75% pela quarta vez consecutiva para trazer a taxa de referência dos fundos federais para uma faixa de 3,75% a 4%.

Publicidade

Publicidade

Os investidores geralmente esperam que as taxas de juros atinjam cerca de 4,75% no próximo ano.

No entanto, Palihapitiya afirmou que os investidores agora devem estar preparados para um cenário em que o Fed continue subindo as taxas de juros até 2025.

Publicidade

“Então ele [o presidente do Fed] vai pegar taxas até que a demanda seja destruída e uma demanda suficiente seja destruída de tal forma que a inflação seja domada.


Publicidade

Mas isso tem enormes implicações para todos nós, porque todos nós temos que fazer nosso trabalho tentando construir uma empresa, tentando levantar dinheiro, tentando investir dinheiro.

Está ficando muito, muito, muito mais difícil do que eu pensava. Para mim, estou tipo, ‘Uau, pensei que poderíamos superar o pior disso em meados de 2023.’

Mas agora, você tem que se planejar para o pior, o que significa, tudo bem, agora estou pensando: ‘Cara, as taxas podem ser mais altas por muito mais tempo, o que significa que podemos estar neste mercado até o início de 2025.’

Um ambiente de alta taxa de juros é tradicionalmente negativo para ativos de risco, como ações e criptomoedas, devido à fuga de capital para ativos de renda fixa, como títulos de dívida.

*Com Criptonizando

Publicidade