Empresas de empréstimos: Como funcionam e qual é melhor

Veja quais empresas tem os melhores modelos de negócios para te oferecer empréstimos, com taxa de juros e parcelas justas

Publicidade

Publicidade

Por certo você sabe que os empréstimos são créditos disponibilizados para que você resolva uma situação importante no momento atual e quem oferece esses empréstimos são empresas ou instituições financeiras.

Algumas dessas fornecedoras de empréstimos são as instituições públicas e também empresas privadas, com modelos de negócios diferente uma das outras, o que pode ser um benefício, quanto ao empréstimo que você precisa.

Publicidade

Essas empresas têm sempre uma visão de obterem lucros e por isso cada uma disponibiliza suas formas de empréstimos com pagamentos diferentes, assim encontram uma demanda para esse empréstimo que gerem lucro, mas também seja bom para o cliente.

No caso dos empréstimos para serem por meio de órgãos públicos direcionados à economia, o objetivo é que o empréstimo ajude o cidadão e depois devolva para que a instituição possa realocar esse dinheiro como uma ajuda para outro cidadão.

Publicidade

FORNECEDORES DE EMPRÉSTIMOS

Publicidade

Pessoa assinando contrato de empréstimo/ Fonte: Blog Grupo Lumis

Para escolher por onde solicitar o seu empréstimo não é possível dizer que um é bom e outro é ruim, mas que existe o que pode ser vantajoso para você e o que não pode.

Como cada uma dessas empresas funcionam de maneiras diferentes, embora que para basicamente o mesmo fim, é necessário entender o que difere uma da outra, principalmente se tratando de empréstimos.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma você consegue entender melhor qual seria mais interessante e proveitoso de acordo com o objetivo que você quer com o dinheiro e como está disposto e pode pagar pelo empréstimo.

Veja abaixo quais são essas fornecedoras e o modelo de negócio, ou estratégia, que usam para chegar a um objetivo oferecendo empréstimos:

Publicidade

  • FINTECHS
Fintech: Representante de empréstimos online / Fonte: FIA

As fintechs são as novas empresas do setor financeiro que procuram facilitar a vida das pessoas, de forma que você tenha um bom serviço pagando menos do que no banco tradicional, por exemplo.

Muitas dessas empresas estão voltadas para empréstimos, outras focam em outros setores financeiros, mesmo que também forneçam empréstimos.

Publicidade

O que vale a pena fazer um empréstimo com essas empresas é a  praticidade, pegando o empréstimo online, e também por muitas serem feitas para isso, e são as corretoras de empréstimos. 

Essas corretoras de empréstimos servem como uma conexão de pessoas, fazendo com que pessoas que tem dinheiro para emprestar, disponibilize ele a quem precisa de dinheiro. 

O lucro vem por meio de uma porcentagem da transferência feita, uma taxa do credor e outra do tomador.

O nome disso é um empréstimo P2P (peer-to-peer), o que pode ser válido para empréstimos de grande valor e que uma instituição talvez não tenha essa disponibilidade.

  • BANCOS
Banco tradicional / Fonte: Rubi Abogados

Os bancos são empresas privadas que fornecem empréstimos a muitos anos para as pessoas, além dos empréstimos eles prestam mais serviços financeiros também.

Por ser algo comum na vida de todos a inovação e novas formas de empréstimos surgiram, incluindo taxas mais baixas, diferente das taxas dos juros dos bancos.

O que é vantajoso para você que precisa de um empréstimo bancário, é se for cliente antigo e um cliente que tem os pagamentos com o banco em dia, pode conseguir negociações nas taxas de juros no momento da contratação.

Outra vantagem é que se você passar a ser inadimplente com o pagamento do empréstimo, pode negociar o pagamento e encontrar uma forma simples de resolver o problema.

  • INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PÚBLICAS
Fachada do Banco Central do Brasil / Fonte: InfoMoney

Enquanto os bancos e fintechs fornecem empréstimos para obterem lucro, as autarquias direcionadas para a economia precisam do dinheiro para que possam disponibilizar a suas responsabilidades sociais.

Por isso que existem os Bancos de Desenvolvimento e as Agência de Fomento, eles são um exemplo de instituições privadas que oferecem empréstimos para cidadãos.

Vale lembrar que além disso, essas instituições públicas oferecem empréstimos universitários, como o programa de educação  FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Ele é uma forma de pessoas se formarem em uma universidade privada financiada e paga pelo Estado, mas após se formar e tiver como pagar, devolva o dinheiro para o Estado.

Publicidade