Regras básicas para economizar o seu dinheiro

Dicas para você guardar dinheiro e se planejar financeiramente

Publicidade

Publicidade

Se você buscar a palavra economizar no Google, encontrará a definição deste verbo, “gerir com economia” e uma sugestão para a palavra em inglês: “save”. Ninguém possui o segredo, nem o Google, de como seu dinheiro pode render mais, como você pode economizar de fato, não existe uma verdade absoluta, mas existe quem pode te ajudar nessa etapa.

Economizar é mais que apenas guardar dinheiro, é um processo simples de como você precisa mudar sua cultura, visão e atitudes sobre esta ação, como realmente você pode parar e ver seu dinheiro florescer, assim como uma planta que você vai regando dia após dia.

Publicidade

E lembra que já falamos sobre a palavra em inglês? O “save”, é isso mesmo, economizar é mais que ter dinheiro, é salvar a si mesmo de um possível desespero financeiro. Ser um bom ouvinte é fundamental, então dicas de como economizar, são uma boa pedida, o melhor é a forma que elas chegam, gratuitamente.

Dinheiro não cai do céu se você não jogar |  Foto: Thinkstock

Organização

Publicidade

O primeiro passo é o mais difícil, organizar a sua vida financeira. Esqueça o que gastou no passado e olhe para o futuro, caso haja dívidas em aberto, são os únicos resquícios do seu “eu antigo” que estará presente. Faça uma planilha de gastos, inclua primeiro os dividendos em aberto, organize conforme o número de dias do mês e anote até uma simples bala de cinco centavos. 

Publicidade

É importante que você se organize para poder saber detalhadamente para onde está indo todo seu dinheiro. Planilhas estão disponíveis em vários lugares, é o passo crucial, manter seus gastos debaixo de seus olhos o tempo todo e assim, o ponto de partida para todas as outras dicas já será mais fácil.

“Nunca gaste seu dinheiro antes de recebê-lo” – Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos

Publicidade

Publicidade

Educação Financeira

Aprendemos desde crianças aos conceitos básicos da boa convivência social, o famoso bom dia, boa tarde e boa noite, por favor e obrigado, também existem em seu dia a dia financeiro. Se você não tem rendimentos, não poderá gastar se não houver como pagar, se você gasta demais e não sabe como parar? Precisa de uma reeducação financeira, e isso não é difícil, conte com a ajuda de alguém mais próximo, desde que fique com seu cartão, até buscar orientações de como gastar demais pode afetar seu futuro. A principal frase para se eliminar do seu cotidiano é o “pago depois”.

Publicidade

Meme se popularizou com quem gasta demais | Foto: Hanna-Barbera

Cartão, o Vilão

O dinheiro é o mocinho da história, o cartão de crédito é o vilão, aquele que tem beleza fora do normal, fala muito bem, entende de tudo, é culto e sábio. Ele pode até te ajudar, mas caso você não esteja em dia com ele, pode prejudicar por anos e anos, deixando você totalmente fora de cena, você é o escritor da sua própria história. 

Publicidade

Tudo que puder evitar de passar no cartão de crédito, evite, será melhor, caso você use, na sua planilha precisa constar cada gasto, lembrando que com o cartão, no mês seguinte você já terá uma dívida para pagar. O cartão te traz benefícios, como milhas, descontos, mas só use se tiver a garantia de que isso não prejudicará seu dinheiro.

“Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam” – Will Smith, ator e empresário.

Gastos desnecessários

As mães e avós já diziam “coma em casa para não gastar na rua”  e isso nunca foi tão verdade como agora, se você pode acordar minutos mais cedo e fazer seu café da manhã, ele fará toda a diferença no fim do mês, delivery, tv por assinatura que você não assiste, excesso de streamings, presentes fora de hora, para outra pessoa ou para si mesmo, uma comprinha aqui e ali, cada centavo gasto é prejudicial.

Tenha em mente que você precisa passar por um período de pelo menos um ano completo, comprando apenas o necessário, assim você vai conseguir economizar muito e isso precisa virar um hábito. 

Planejamento de Gastos

Já que você fez uma planilha de gastos, se reeducou e cortou gastos desnecessários, agora pode se planejar e o lazer, entretenimento e saúde, são essenciais para o seu bem estar, físico, mental e social. 

Sair com os amigos, família, curtir com seu amor, seja um cinema ou uma ida à um lugar que exija um gasto, não será prejudicial se você seguiu os passos, economizando em coisas desnecessárias, você terá uma vida mais tranquila e já direcionando uma parte em dinheiro para seu lazer, você poderá aproveitar sem exagerar.

“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1” – Warren Buffett, economista.

Warren Buffet é um dos homens mais ricos do mundo | Foto: Kevin Lamarque

Dinheiro e investimentos

Seu dinheiro é como um cão filhote, um bebê, ele precisa que cuidem dele. Poupança e Tesouro Direto são opções para você guardar e investir seu dinheiro. Uma das maneiras mais viáveis de economizar dinheiro é definir uma meta. Aqui estão alguns exemplos de metas de curto e longo prazo: Curto prazo de 1 a 3 anos.

Fundo de emergência, 3 a 9 meses. Longo prazo mais de 4 anos. Investir em ações pode demandar seu tempo para estudar o tema, mas é algo de grande valor e que pode lhe render muitos frutos. Procure um banco confiável, um gerente, um investidor confiável, economistas, use a comunicação a seu favor e seja feliz.

Publicidade