Confira as 5 principais notícias do Brasil e do mundo nesta segunda-feira

Encontro de Joe Biden e Xi Jinping e fim da temporada de balanços são destaques

Publicidade

Publicidade

Nesta segunda-feira (14), o exterior começa o dia movimentado com os principais líderes mundiais se encontrando pela primeira vez. Um dia antes da cúpula do G20 que acontece na Indonésia, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente da China, participaram de reunião inédita.

Entre os principais temas que serão discutidos pelos líderes das duas maiores economias mundiais estão os conflitos recentes em Taiwan, a guerra entre Rússia e Ucrânia e possíveis ataques nucleares por parte da Coreia do Norte.

Publicidade


2. Midterms apontam cenário favorável à democratas

Enquanto se prepara para a cúpula do G20 na Indonésia, o presidente norte-americano obteve uma grande vitória nas eleições de meio de mandato que garantiram a manutenção da maioria do partido democrata no Senado pelos próximos anos, e que pode ser encarado como uma derrota do seu rival Donald Trump. 

Publicidade

O resultado foi sacramentado após a vitória da democrata Catherine Cortez Masto no estado de Nevada, com isso o partido garantiu novamente as mesmas 50 cadeiras que já possuía, garantindo a maioria com o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris. O cenário ainda pode melhorar no dia 6 de dezembro, caso o atual senador da Geórgia, Raphael Warnock, seja reeleito no segundo turno.

Publicidade

3. Projeção do IPCA avança pela 3ª vez

Nesta segunda-feira, o Banco Central divulgou mais um Boletim Focus, com as projeções dos principais indicadores econômicos do país. O relatório trouxe pela terceira vez consecutiva uma previsão de alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), saindo de 5,63% para 5,82%.

Para 2023, a projeção se manteve em 4,97%. Também houve manutenção no nível da taxa básica de juros, a Selic, para o final deste ano, que pela 21ª semana consecutiva seguiu na casa dos 13,75%.

Publicidade

Publicidade

Por outro lado, houve projeção de alta no Produto Interno Bruto (PIB) para o final de 2022, saindo de 2,76% para 2,77%. No ano que vem é esperado que o PIB cresça cerca de 0,70%.

4. Nubank divulga resultados do 3T22

Após a divulgação dos balanços dos principais bancos brasileiros, chegou a hora de um dos maiores bancos digitais do país e que possui o maior número de clientes. O Nubank publicará nesta segunda-feira após o encerramento do pregão, os seus resultados do terceiro trimestre com o mercado pregando cautela.

Publicidade

Confira as 5 principais notícias do Brasil e do mundo nesta segunda-feira
Nubank divulga balanço após pregão /Foto: Reprodução

O cenário mais cauteloso vem após os resultados obtidos pelos bancos tradicionais que sofreram com o aumento da inadimplência. As expectativas de analistas para o Nubank nesse trimestre é inconsistente, com um prejuízo estimado de US$ 15 milhões pelo Goldman Sachs, enquanto o Bradesco BBI espera lucro líquido de US$ 7 milhões.

5. Fim da temporada de balanços

Após semanas intensas de divulgação de resultados financeiros referentes ao período de julho a setembro, a temporada de balanços vai chegando ao fim com as últimas 25 empresas publicando números ao longo desta semana.

Publicidade

Ao longo desse último mês, quase 300 companhias divulgaram os seus resultados, com destaque para o lucro recorde do Banco do Brasil (BBAS3), queda das principais varejistas do país, Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) e o lucro bilionário da Petrobras (PETR4) após as eleições.

Publicidade