Três grandes motivos para investir no exterior

Publicidade

Publicidade

Logo no início é importante trazer o conceito da importância de você caro leitor considerar fazer investimentos no exterior

Temos acompanhado a crescente preocupação de brasileiros com as quedas da Bolsa Brasileira por causa das incertezas em relação às políticas econômicas do novo Governo, indefinição de cargos importantes como o ministro da Fazenda e a falta da devida importância sobre o controle fiscal.

Publicidade


Sendo assim vou falar sobre 3 motivos que te farão refletir sobre o porquê investir no exterior

  • Moeda Forte: O mundo possui reservas em dólar, cerca de 60% das reservas dos Bancos Centrais são em dólar. No Brasil, 80% das reservas nacionais são em dólar, e se o Banco Central possui reserva em dólar, porque você não pode ter uma pequena parte do seu patrimônio na moeda, ainda que seja 5% do seu patrimônio total.
  • Diversificação de riscos: Morando no Brasil, e investindo por aqui, estes estão expostos ao risco da economia e do seu impacto em nossas vidas e renda. Ou seja, se o Brasil estiver bem, ok, nós nos beneficiaremos disso, mas se ao contrário sair tudo errado nos daremos bem mal, e as regras por aqui vivem sendo alteradas. Além de que nossa Bolsa ainda pouco madura, acaba nos colocando a risco semelhantes ainda que sua carteira esteja diversificada.
  • Mercado e Empresas Fortes: Os americanos possuem a maior e mais desenvolvida bolsa do mundo. A bolsa americana existe há mais de 200 anos. Em contrapartida,  a bolsa brasileira começou a se desenvolver na década de 60 mas até hoje o brasileiro ainda não descobriu o gosto pelos investimentos. Por lá existem empresas que pagam dividendos de forma constante e crescente há mais de 30 anos, mesmo tendo o país passado por várias crises. E também temos por lá empresas multinacionais que estão em todo canto do mundo, como por exemplo: a Coca Cola. 

E você pode estar se questionando e acreditando que é muito difícil investir em outro país por vários motivos: não falar a língua, ter que enviar dinheiro para fora, como declarar imposto de renda, entre outros.

Publicidade

Por isso é bom lembrar que já temos opções de corretoras e investimentos que resolvem todas essas questões, basta você tomar a decisão.

Publicidade

Não podemos deixar de mencionar que todo tipo de investimento possui riscos (uns mais, outros menos) e por isso antes de qualquer atitude nesse sentido é preciso buscar conhecimento para que na medida do possível esse risco seja minimizado ou que seja calculado.

Existem muitos outros motivos para investir na Bolsa Americana, porém os que eu trouxe aqui são os que eu considero mais relevantes. Na medida que o conceito de investir com consciência e segurança for se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia, se tornará natural e necessário o investimento na Economia Americana.

Publicidade

Publicidade

Espero que esse texto tenha sido capaz de despertar no mínimo a curiosidade pelo assunto e que sendo assim te ajude( ainda que não imediatamente) a compreender a relevância do tema potencializando seus resultados.

-Carla Bichuette

Publicidade

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade