Será que é um bom momento para investir?

Publicidade

Publicidade

Essa é uma pergunta recorrente em meus atendimentos, talvez seja uma dúvida sua também.

  • Qual é o melhor momento de investir?
  • Eleições, novo presidente, será que é o melhor momento ou esperar?
  • Investir no exterior realmente é o melhor caminho?

Depois de sermos bombardeados com tantas informações do que pode ou não acontecer nos próximos meses, isso deixou muitos de nós receosos com relação ao nosso dinheiro.

Publicidade

E para começar quero explicar algo importante: o melhor momento para investir é sempre HOJE. Independente do momento político ou econômico, vou te explicar o motivo.

O mercado financeiro é amplo e com diversas possibilidades, por isso é tão importante buscar informações e aprender sobre, e em todos os momentos vamos ter boas oportunidades de investimentos.

Publicidade

Por exemplo, no período atual em que estamos, onde a taxa selic está em dois dígitos (na data em que escrevo este artigo está em 13,75%), temos ótimas oportunidades na renda fixa pagando juros interessantes, acima da Selic. Produtos protegidos pelo FGC (Fundo garantidor de crédito) com taxas pré-fixadas que continuarão pagando a taxa acordada, mesmo quando a Selic cair.

Publicidade


Nestes momentos muitas pessoas saem da bolsa de valores para a renda fixa para aproveitar as taxas atraentes, e em contrapartida muitas empresas ficam descontadas, ou seja, em promoção. Empresas saudáveis financeiramente, com potencial crescimento que se adquiriram agora têm grandes chances de retornarem boas rentabilidades no longo prazo.

Publicidade

Publicidade

Ao passo que conforme a taxa selic diminuir, o que já é previsto para os próximos meses, a renda fixa continuará com boas oportunidades, mas com taxas menores do que temos hoje e a bolsa de valores tende a subir. E as ações vão se valorizar, isso não é uma regra, mas é o que se espera do mercado, contando que você tenha em sua carteira ações de boas empresas como mencionado acima.

Ainda temos o mercado exterior que é um grande aliado para proteger seu patrimônio em moeda forte, pois algo que não podemos negar é que a cada crise nossa moeda se desvaloriza principalmente por ser muito sensível ao ambiente político. Investir nos exterior vai abrir um novo mundo de possibilidades. Além disso, hoje temos corretoras com sistema em português para facilitar seu entendimento e os investimentos.

Publicidade

Mas dito tudo isso é necessário lembrar que todos esses investimentos precisam vir depois que tiver uma reserva de segurança formada (ideal que seja de pelo menos seis meses do seu custo de vida), investidos em algo seguro, com liquidez e pouca oscilação. Esse passo é mandatório antes de entrar em investimentos com maior risco.

O melhor momento para investir

Para concluir reforço dizer que o melhor momento para investir é hoje, lembrando que pode começar seus investimentos com 30 reais.

Publicidade

Independente do momento político, busque as melhores opções de fazer seu dinheiro trabalhar por você o quanto antes, faça a sua parte para garantir um futuro melhor.

E você já iniciou seus investimentos?

-Paula Guedes

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade