REITs: os Fundos de Investimentos Imobiliários Americanos

Publicidade

Publicidade

Os fundos de investimentos imobiliários americanos, conhecidos como REITs (Real Estate Investment Trust) são empresas que possuem e operam imóveis geradores de renda, tais como, armazéns, galpões logísticos, shoppings, escritórios, lojas, presídios, fazendas, hospitais, etc. Os REITs americanos se diferem dos fundos imobiliários no Brasil nos seguintes quesitos: 

REITs FIIs
AtivosSão empresas listadas em bolsa que distribuem 90% dos lucros como dividendos. Os investidores compram  participação nessas empresas.O investidor adquire cotas de um fundo que administra os imóveis na bolsa. O fundo distribui 95% do lucro  em dividendos.
Tributação 30% do lucro dos dividendos é retido na fonte Isento
Valor de mercado U$ 1.7 trilhãoR$ 160 bilhões
Exposição  
cambial 
Sim Não
Periodicidade na distribuição de dividendosMaioria trimestral Mensal


Publicidade

Os REITs assim como nos fundos imobiliários, são excelentes investimentos para o  longo prazo e aposentadoria, pois além de existir a possibilidade de crescimento das empresas ao longo do tempo, são também excelentes geradores de renda para quem gosta de  constância na distribuição de dividendos.

Vantagens de investir em REITs

  • Internacionalização da carteira: Existem REITs americanos detentores de imóveis na Europa e Ásia. 
  • Diversificação: O REIT Realty Income, por exemplo, tem 11.400 propriedades espalhadas pelo mundo. 
  • Redução de riscos: Ao investir em REITs você está fugindo do risco Brasil. 
  • Dividendos: Investindo em REITs você recebe dividendos em Dólares.

Qual classe de ativos apresenta o melhor desempenho ao longo dos anos?

REITs: os Fundos de Investimentos Imobiliários Americanos

O gráfico acima demonstra a comparação de retorno, ambos dolarizados e considerando os dividendos, entre o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários em azul) o qual representa o desempenho médio das cotações dos fundos em bolsa e o VNQ (Vanguard Real Estate ETF em laranja) que captura grande parte do mercado imobiliário dos Estados Unidos com mais de U$ 30 bi em ativos sob gestão. 

Publicidade

Outro ponto interessante a observar é a correlação entre os rendimentos das taxas de  hipotecas com vencimento em 30 anos exibido no gráfico em linha laranja (Mortgage US 30Y) e os REITs linha azul. 

Publicidade

REITs: os Fundos de Investimentos Imobiliários Americanos

Veja que ao longo do tempo eles apresentam majoritariamente uma correlação negativa, ou seja, enquanto as taxas de financiamento imobiliário sobem, os valores das ações dos REITs caem e vice-versa.

Conclusão 

Os REITs nos Estados Unidos assim como os Fundos de investimentos imobiliários no Brasil são excelentes classes de ativos geradores de renda para quem pensa em aposentadoria ou independência financeira.

Publicidade

Publicidade

-Tiago Setti Fontana

Instagram: @tiagosettifontana 

Publicidade

Twitter: @SettiTiago 

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade

‘’As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este   propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a    leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos    antes de aplicar seus recursos.’’
Publicidade