Planejamento financeiro 2023

Publicidade

Publicidade

Não fez um planejamento das suas finanças para 2023 ainda? Então leia esse texto até ao final, e saiba as 7 dicas essenciais para você conseguir organizar suas finanças e fazer do seu ano, algo melhor e mais saudável financeiramente.

1° Passo: Organize seu orçamento financeiro pessoal

Para montar um planejamento financeiro pessoal, é necessário você colocar em ordem suas finanças e estruturar o seu controle financeiro mensal.

Publicidade

Sendo certo que sem domínio sobre suas contas, o desafio de terminar o mês no azul se torna muito maior.

Indico você listar todos seus gastos fixos (água, luz, internet, plano de celular, seguro…) e os variáveis (revisão do carro, alimentação, combustível…).

Publicidade


Publicidade

2° Passo: Adeque seu padrão de vida ao seu orçamento

Ao analisar sua planilha financeira, você terá uma visão completa de qual é a realidade das suas finanças pessoais hoje.

Por exemplo, se você estiver gastando mais do que recebe, este é um alerta vermelho para rever o seu padrão de vida. Uma dica essencial, é diminuir o limite do seu cartão de crédito, aprenda a viver sempre um degrau abaixo da sua realidade.

Publicidade

Publicidade

3° Passo: Planeje-se para quitar suas dívidas

Conhecer todas as suas pendências financeiras também faz parte da estruturação de um planejamento de finanças. Por isso, elenque quais são as suas dívidas no momento e planeje-se para quitá-las o quanto antes.

Tente renegociar tudo o que for possível, consulte opções melhores de empréstimo para reduzir suas taxas e adiante o máximo de parcelas que você conseguir.

Publicidade

Antes de começar a economizar dinheiro, é indispensável que essas pendências estejam resolvidas, pois isso evitará que você pague mais juros e ainda tenha que se preocupar com essa questão.

4° Passo: Encontre formas de economizar dinheiro

Eu já gastei muito por impulso, principalmente com compras online, e no final do mês minha fatura vinha aquele absurdo, por isso é fundamental ter controle de despesas pessoais e estruturar um planejamento de gastos.

Publicidade

Se você paga taxas bancárias, muda de banco, tem várias opções de bancos digitais que não cobram tarifas, eu mesma, uso o banco inter.

5° Passo: Faça um planejamento de metas

Metas são feitas para serem realizadas, as vezes eu crio umas metas e sinto que saio fora da casinha sabe, mas isso me dá um combustível tão grande, e se realizo fico muito feliz, eu consegui decorar minha casa antes do natal, pensa na satisfação?! Mas vamos lá, para fazer o seu planejamento de metas, separe-as em planos de curto, médio e longo prazo e estabeleça prazos para cada um deles.

Dessa forma, ficará mais fácil definir quanto de dinheiro será necessário guardar para realizar cada um dos seus sonhos. Além disso, determine objetivos financeiros claros, não algo genérico, pois isso também te ajudará a manter o foco no que você deseja alcançar.

Por exemplo, ao invés de “guardar dinheiro”, prefira algo como “guardar R$ 3 mil até o final do ano para fazer uma reforma”. Isso torna o plano financeiro mais assertivo, concorda?!

6° Passo: Comece a poupar e invista o seu dinheiro

Bora começar a poupar todos os meses?! Antes, é preciso reforçar a importância de montar sua reserva de emergência para estar preparado para os imprevistos. Aliás, caso você ainda não tenha a sua reserva feita, essa pode ser uma de suas metas.

Afinal, nada como ter a tranquilidade de saber que, caso algo aconteça, você poderá contar com um dinheiro guardado e não precisará recorrer a um empréstimo, por exemplo.

7° Passo: Aprenda sobre organização financeira pessoal

Eu não tinha noção nenhuma de organização financeira pessoal, eu achava que pagando todas minhas contas em dia, já estava ótimo.

Eu comecei a me aprofundar nesses assuntos, quando comecei a ganhar mais dentro dos meus negócios, e isso me despertou a vontade de investir, comecei lendo livros e investi em um curso, isso me deu toda a segurança para que eu pudesse diversificar meus investimentos, me acho tão chique quando compro uma ação do exterior rsrsrs. Investir em educação financeira é determinante para você dominar suas finanças pessoais.

Eu quero que seu 2023 seja um ano rico, próspero, que você consiga realizar suas metas, independente de qual seja o seu sonho, corre atrás, faz por onde, que sua hora vai chegar, e pra resumir em 2021 eu fiz as minhas metas para 2022, conclui grande parte e para 2023 eu só espero conquistar coisas maiores e ajudar mais pessoas a enxergarem a importância de se educar financeiramente, isso transformou minha vida.

-Thayna Alves

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade