Overtrading: a falta de controle emocional 

Publicidade

Publicidade

Olá meu caro amigo e leitor investidor! Tudo bem? Sei que o momento é difícil e que estamos passando por uma época de alta inflação e com isso a renda variável (RV) se torna bem menos atrativa que em outros momentos. Esse aumento do prêmio da RV para poder valer a pena o risco, faz que muitos investidores estejam procurando outros investimentos e muitas das vezes negociam os mesmos para depois entender quais eram os riscos, aí já é tarde demais. Isso acontece com você? Saiba que você não é o único, é normal queremos ser “práticos” e deixar toda a parte teórica para depois, porém saiba que isso é também um fator psicológico ligado ao Overtrading.

E o que seria esse Overtrading?

O termo é um anglicismo (termo da língua inglesa usado em outras línguas sem uma tradução exata). Basicamente é o investidor que perde totalmente seu gerenciamento de risco, sua estratégia e técnica para continuar compulsoriamente a abrir e fechar posições desproporcionais ao capital disponibilizado no mercado financeiro, quase que numa tentativa de “acerto e erro”. Pode ser feito em mercados futuros como mini índice e dólar, em criptomoedas (com alavancagem em futuros), derivativos de ações e ações no mercado à vista.

Publicidade

Infelizmente, o investidor que está em Overtrading não o percebe, e só se dá conta da situação quando já incinerou todo o capital de sua conta. É uma condição muito delicada que eu sempre alerto seja pelos artigos ou em minhas redes sociais, pois normalmente quem inicia no mercado financeiro e vem para operações como day trade, pensam que nunca irá acontecer com eles, porém na verdade precisamos de uma segunda infância para conseguir suportar toda a pressão psicológica inerente da atividade.

Mas felizmente, como quase tudo nessa vida, as coisas boas ou ruins não acontecem em um “estalar de dedos”, existem sinais corporais e/ou emocionais que vão se intensificando com o tempo e são indicadores que estamos para entrar em Overtrading. Destes sinais destaco os que por experiência própria foram mais intensos:

Publicidade

1 – Ansiedade para operar

Na minha visão é o principal sintoma que começa a nos gerar antes de entrarmos definitivamente em Overtrading. Eu sei que trabalhar com ativos financeiros é maravilhoso, um “amor à primeira vista”, e para nós que operamos day trade, é mais prazeroso ainda. Porém, sinceramente, é normal ficar ansioso em um final de semana para chegar à Segunda-feira às 09:00h para operar em mercados futuros? A ansiedade irá crescer a ponto de começar a abrir e fechar posições sem qualquer análise, com medo de perder oportunidades ou perder grana. Tenha consciência e autocontrole, trate as operações de maneira profissional;

Publicidade

2 – Mudança de Humor

Esse sintoma é o que mais afeta as pessoas em seu convívio, está ligada diretamente aos resultados do dia do investidor, em caso positivo, será dias maravilhosos dando abraços até em desconhecidos, querendo fazer “coisas de final de semana” e presentes fora de época. Porém basta vim os dias de perdas, para o humor mudar drasticamente, se tornando uma pessoa amarga que não conversa e não tem paciência, principalmente com as crianças. Fica distante pensando nas perdas, se afasta do cônjuge e fica totalmente fora de sintonia. Esse sintoma é muito perigoso, pois começa a afetar os verdadeiros tesouros de nossa vida. Não deixe isso controlar seu humor, ganhar e perder faz parte no mercado financeiro;

3 – Espírito de apostador

Esse é um sintoma bastante comum e sempre fica camuflado com os sentimentos de confiança, esperança e euforia. O Investidor abandona completamente sua estratégia e técnica e começa a simplesmente “apostar” no mercado financeiro, se expondo em grandes operações, bem maior que o gerenciamento aplicado, e a cada ganho e perda vai realizando maiores aportes usando “técnicas” como o martingale. No final apenas quando as “fichas acabam” que o investidor se dá conta do que foi feito, porém já será tarde demais.

Publicidade

Publicidade

Esses são os sintomas que mais se evidenciaram em mim, quando passei por Overtrading, e acredite meu amigo, quando digo que isso será como ervas daninhas que irão se espalhar e ficará fora de controle. Você precisa ter total controle antes que seja tarde. 

O pior cenário será a grande perda e consequentemente quebrar a conta, após passar por esse momento, por mais que você estude, se prepare, você não irá mais conseguir ficar em uma tela de operação como antes, pois irá desenvolver traumas que só com muita paciência e disciplina irão embora.

Publicidade

Até a próxima! E cuidado com o Overtrading!

Wano Carvalho

Publicidade

CNPi-T

Publicidade