O Brasil pode virar uma Venezuela?

Publicidade

Publicidade

O socialismo é uma filosofia política, social e econômica. Acredito que as principais características do socialismo do século 20, sejam: a tomada do poder pela classe trabalhadora; socialização dos meios de produção ( máquinas, terras, mão de obra, atividade empreendedora); ausência de competição e lucro; economia planificada( Estado é responsável por promover todos os setores da economia). 

A Venezuela foi governada durante (1999-2013) pelo presidente Hugo Chavéz. No início do seu governo foi implementado o Bolivarianismo, uma doutrina que mistura o pensamento de Simón Bolívar com princípios revolucionários do francês Jean-Jacques Rousseau e do alemão Karl Marx. Durante este período, um marco importante na Venezuela foi a implementação de uma nova Constituição que permite com que o presidente legisle por decreto, assim como nacionalizar setores estratégicos da economia, além de permitir a reeleição ilimitada por parte do presidente. 

Publicidade

Segundo dados do Banco Mundial, durante o período 1999-2013 na Venezuela, houve um crescimento anual médio do PIB ( a soma total de produtos e serviços produzidos em território venezuelano) de aproximadamente 10% ao ano,e uma queda vertiginosa nos índices da pobreza da população, ou seja, anos prósperos que vieram graças ao alto preço do petróleo na época. Ao longo dos anos de Chávez no poder, a dependência do PIB em relação ao petróleo foi aumentando de 80% nos anos 2000 para os imprudentes 96 % em 2013. 

Pequeno adendo: a Venezuela é o país com maior reserva de petróleo do mundo, seguido de Árabia Saudita, Irã e Kuwait. É calculado que haja uma reserva de 300.9 bilhões de barris de petróleo na Venezuela, e caso trouxéssemos cada barril ao preço de 95 dólares, teríamos aproximadamente um valor de 28 trilhões de dólares em recursos, e apenas para força de comparação em 2021 a China chegou a um PIB de 16 trilhões de dólares, e os EUA beirou os 22 trilhões de dólares. 

Publicidade


Publicidade

A partir de 2013 ocorreu um fenômeno novo na economia mundial: o barril do petróleo caiu vertiginosamente sando de 113 dólares para 48 dólares em 2015, levando a Venezuela a um grande processo recessivo, assim como a destruição de toda a sua riqueza nos anos posteriores e levando segundo a ONU, 95 % da população à extrema pobreza nos dias atuais. 

O Brasil pode tornar-se uma Venezuela?

Então voltamos a grande pergunta: o que fez/faz um dos países mais prósperos entre a década de 60-80, ser hoje em dia, um dos países mais violentos do mundo, e com taxas de homicídio 3 vezes maiores do que o Brasil? 

Publicidade

Publicidade

A resposta, na minha opinião, tem 7 pilares principais: 

1) Estatização forçada da economia;
2) Expropriação da propriedade privada; 
3) Hiperinflação;
4) Tabelamento de preços; 
5) Corrupção desenfreada; 
6) Destruição de práticas empreendedoras;
7) Concentração e alta dependência de exportação do petróleo. 

Publicidade

Diante de todos os fatos trazidos no texto você, minha cara (o) leitora/ leitor, acredita que é possível, nos tornarmos uma Venezuela ? E mesmo que seja possível: quanto tempo demoraria para isto ocorrer?

-Erik Braga, fundador do Sua Terapia Financeira

Publicidade

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade