Menopausa x bolso vazio: o Tabu da Mulher que também mexe com o bolso!

Publicidade

Publicidade

Estamos terminando o mês de outubro; e em meio a tantos eventos e comunicações levando em conta o outubro rosa, não poderíamos deixar de falar sobre um grande tabu que mexe com a vida da mulher e acaba trazendo consequências maléficas para o seu bolso, ou “bolsa”: A menopausa.

Dinheiro é muito mais que apenas números, nós já falamos sobre isso por aqui; mas hoje vamos falar claramente sobre os impactos financeiros que as mulheres sofrem, apenas por serem mulheres.

Publicidade

O objetivo não é debater questões políticas, ou entrar em discuções feministas, por diferenças de sexo e direitos que deveriam ou não ser garantidos para as mulheres, por condições, tidas como desfavoráveis. A questão que levanto aqui é a estrutura básica fisiológica da mulher, que impacta diretamente na forma como ela vai se relacionar com o dinheiro.

O assunto menopausa, deixado de lado pela maioria das mulheres, mesmo tendo consciência de que é um momento inevitável na vida, causa processos físicos e químicos no corpo, que se não tratados, podem transbordar para a vida emocional e financeira, causando um agravamento na sua condição e qualidade de vida.

Publicidade

A verdade é que, na maior parte das vezes, nós não queremos aceitar que o corpo está envelhecendo e que precisamos de um acompanhamento para diminuir os efeitos da tão temida menopausa.

Publicidade

Você pode até estar pensando que já conhece os efeitos e que até já está se preparando para esta situação, mas tenho certeza que não se preparou para as consequências financeiras que isso pode causar.

Efeitos da menopausa

Quando falamos de menopausa, estamos fazendo referência a alterações hormonais, que trazem alguns sintomas físicos, incluindo os mais conhecidos como a ausência da menstruação, ganho de peso, perda da libido, insônia, ondas de calor, entre os mais de 30 sintomas reconhecidos pela ciência. Mas como mencionei, esses são sintomas físicos, porém não paramos por aí.

Publicidade

Publicidade


Já sabemos que as variações hormonais causam disfunções em cadeia, pois somos uma máquina que trabalha em perfeita harmonia. Quando um hormônio desregula, os outros tendem a seguir o mesmo caminho.

Publicidade

A questão aqui é que o seu corpo precisa funcionar adequadamente para evitar duas situações:
Primeira: o gasto de DINHEIRO que seria óbvio. Disfunções hormonais trazem problemas físicos, muito além da própria menopausa, desencadeando outras doenças, que muitas vezes precisam ser controladas com medicações, exames, atendimentos médicos, fisioterápicos entre outros; aumentando o seu gasto para manter uma qualidade de vida aceitável.

Segundo: o gasto de DINHEIRO nada óbvio. Disfunções hormonais também trazem alterações de humor causadas por falta de algumas substâncias químicas no cérebro. Quando nos faltam substâncias que nos trazem a sensação de bem-estar e felicidade a tendência é procurar algo que supra, mesmo que momentaneamente, esta falta. E você sabe como consegue mandar essas substâncias para o seu cérebro? COMPRAS!!!

Publicidade

Quando você faz compras seu cérebro é inundado pelas substâncias que, momentaneamente, fazem com que você se sinta melhor. E assim você entra em um ciclo de compras para resgatar seu humor, que está abalado pelo efeito da menopausa.

Parece desafiador, não é mesmo?! E é, mas somente se você não procurar conhecimento para lidar com as mudanças do seu corpo e os efeitos que ela causa. Os exercícios físicos, por exemplo, também liberam hormônios que melhoram o seu humor, essa é apenas uma forma de lidar com a situação e evitar gastar rios de dinheiro e se endividar, por conta da tão temida menopausa.

Na próxima semana te espero para conversarmos mais sobre finanças neste nosso mundo feminino.
Um beijo Grande e Até a Próxima!

Michele Muniz – Instagram @michelemunizoficial

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade