Indicador que Warren Buffett utiliza para o mercado de ações

Publicidade

Publicidade

O megainvestidor Warren Buffet ocupa a quinta posição na lista das pessoas mais ricas do mundo segundo a revista Forbes, com uma fortuna acumulada de 118 bilhões de dólares. Ele começou a investir com 11 anos de idade ao comprar três ações da empresa Cities Services Preferred. Hoje Warren Buffet tem 92 anos e é CEO da Berkshire Hathaway.

Com o passar dos anos como investidor, Warren Buffet desenvolveu um indicador que relaciona o valor total de todas as ações e o produto interno bruto(PIB) para observar a valoração do mercado americano como um todo. O indicador permite identificar momentos de oportunidades de compras de ações de empresas listadas na bolsa de valores de Nova York. 

Como o indicador funciona? 

Publicidade

Primeiramente é importante ressaltar que o indicador é utilizado para avaliação do mercado no longo prazo. O gráfico abaixo nos mostra a relação entre o índice Wilshire 5000 (índice americano com base mais ampla buscando observar praticamente 100% do mercado de ações americano) e o GDP (é o PIB que comporta todos os bens e serviços produzidos no país). 


Publicidade

Segundo Warren Buffett, quando o indicador representa um quociente entre 75% e 90% o mercado de ações se encontra subvalorizado, em contrapartida, quando o resultado for acima de 120% confirma que o mercado no geral está sobrevalorizado. 

Publicidade

Hoje o resultado é de 157,5%. O PIB atual está em 25 trilhões de dólares e a capitalização de mercado referente ao índice Wilshire 5000 situa-se na casa dos 39 trilhões de dólares, ou seja, o mercado de ações está valendo 57,5% a mais que o PIB e 37% acima da média histórica.

Tiago Setti Fontana
Instagram: @tiagosettifontana
Twitter: @SettiTiago

Publicidade

Publicidade

‘’As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos antes de aplicar seus recursos. ’’

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações