Faltam 3 meses para terminar o ano

Publicidade

Publicidade

Faltando 03 meses para finalizar 2022, é sempre importante fazer uma análise do que foi realizado e do que se pretende para o próximo. Algumas pessoas podem se perder nesse momento, pois se durante o ano, tiveram algum tipo de problema financeiro, elas tendem a se sentirem desmotivadas, e aí fazer uma avaliação mais minuciosa das finanças. A sua receita mensal precisa cobrir as suas despesas fixas e variáveis e ao final, sobrar um saldo positivo. 

Planejamento para o final do ano

Pegue um caderno e anote tudo o que você tem para pagar nos próximos meses, inclusive o que está no cartão de crédito, mês a mês. Essa técnica vai te ajudar inclusive a verificar para onde está indo seu dinheiro, se existe alguma despesa indesejada que está sendo paga indevidamente, ou se você já gastou mais do que deveria para esses últimos dias do ano. No final dessas anotações, é possível identificar se suas finanças estão no AZUL, AMARELO ou VERMELHO. 

Publicidade


Manter o planejamento financeiro dentro da regra básica e não gastar mais do que ganha, fazendo sobrar um saldo positivo significa que suas finanças estão no AZUL e que é possível investir em um sonho ou objetivo, facilitando a vida e trazendo tranquilidade quanto aos imprevistos que podem ocorrer.

Publicidade

Escolha bem seus produtos

O próximo passo é adquirir conhecimento para multiplicar o seu dinheiro, por isso é essencial escolher bem os produtos para os investimentos que possam trazer uma melhor rentabilidade, segurança ou liquidez, de acordo com os seus objetivos estabelecidos. Lembre-se sempre dos três pilares dos Investimentos: Rentabilidade, liquidez e segurança. E que a sua reserva de segurança precisa pelo menos atingir a segurança e a liquidez proposta para uma reserva.

Publicidade

Aumente a sua renda

Se na sua análise, for verificado que o saldo positivo é um valor baixo, pense em aumentar a sua renda, e não diminuir ainda mais os seus custos. Dessa forma é possível aumentar seu patrimônio e você estará treinando a sua mente para a prosperidade. Foque no que pode crescer e não no que pode se tornar escasso. 

Zero a Zero

Existe um outro resultado que muitas pessoas consideram satisfatório e até falam com certo orgulho: “Não tenho dinheiro, mas também não tenho dívidas!”, ao afirmar isso, você sinaliza que está no Zero a Zero (AMARELO), ou seja, é um sinal de alerta, pois a qualquer momento pode acontecer um imprevisto e você sair da rota. Volte na sua análise financeira, e veja o que pode melhorar quanto ao aumento da receita mensal ou na exclusão de gastos desnecessários, pelo menos por um tempo para que comece a sobrar o saldo positivo que falamos no início.

Publicidade

Publicidade

Caso mais crítico

E por fim, talvez você não precise finalizar a sua análise para saber que se encontra no Vermelho, em alguns casos a maioria das pessoas já sabem, apenas não tem conhecimento de quanto é o tamanho das dívidas, ou como sair delas. Estar endividado, causa uma sobrecarga mental e emocional nas pessoas que podem levá-las a deixarem o barco correr sem tomar uma atitude, atingindo outras áreas da vida.

Seja racional

Se você está nesse nível, mantenha a calma, e escolha o melhor momento do seu dia para fazer a análise com mais racionalidade. Olhe, pense, e priorize seu bem estar em casa: alimentação e custos básicos para sobrevivência. Verifique as dívidas que apresentam maiores juros, e pense num plano de ação para quitá-las. Caso não consiga fazer isso, procure ajuda.

Publicidade

Siga o planejamento

O novo ano se aproxima e você só precisa continuar o que começou, as anotações nesses três últimos meses do ano, devem ser estendidas para 2023 inteiro, pois te mostrará de forma macro as despesas e receitas mês a mês, e você conseguirá tomar decisões melhores sobre as suas finanças e alcançar seus objetivos de vida!

Lembre-se: “Se você não conhece suas finanças, como você pode realizar seus sonhos?”

Publicidade

Pense nisso!

Até a Próxima!

-Luciana Barbosa

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade