É possível parar de trabalhar e viver só de dividendos?

Publicidade

Publicidade

Já dizia Einstein, os juros compostos são a maior força do universo. Em outras palavras, a mágica de investir consiste na arte de multiplicar o seu dinheiro, ou seja, um valor quando é adequadamente investido ele não somente dobra, como ele triplica, quadruplica, quintuplica e assim por diante.

E quanto mais cedo você entender a arte de investir, mais rápido vai priorizar guardar seu dinheiro, ao invés de assumir a posição de consumista, e sair gastando como se não houvesse o amanhã.

Publicidade

Atualmente, apenas 1% da população que já é aposentada consegue sobreviver com o valor recebido do governo, ou seja, 99% da população ainda continua trabalhando, ou depende de amigos e familiares para sobreviver.

Sendo que 100% da população almeja a liberdade de tempo, geográfica e financeira. Infelizmente não somos educados no Brasil para economizar, tão pouco, há ensinamentos nas escolas motivando e conscientizando a população a ter educação financeira, com isso, o cenário econômico tende a piorar cada dia mais, pois com o consumo exagerado sem conscientização, traz danos irreversíveis para o país, já que a população tende a depender cada dia mais do governo.

Publicidade

Mais afinal de contas o que são dividendos? Dividendos é uma parte do lucro, distribuídos para os acionistas. E quem são os acionistas? Acionistas são as pessoas que compraram uma parte dessa empresa, uma ação.

Publicidade


Ela se tornou sócia da empresa, e quanto mais quantidade de ações ela comprar, mais receberá de parcela de lucro, o tal dividendo. Os dividendos é uma forma de atrair cada vez mais investidores. De acordo com a Lei das S/As de 1976 (Lei nº 6.404), as empresas listadas na Bolsa de Valores que tiverem lucro, são obrigadas a distribuir uma porcentagem desse lucro entre os acionistas.

Publicidade

Publicidade

É possível viver só de dividendos?

E a pergunta, dá para parar de trabalhar e viver de dividendos? A resposta está diretamente correlacionada ao seu padrão de vida, ou seja, o correto é sempre manter um padrão de vida equivalente ao que você ganha, sempre sobrando para reinvestir, com isso é possível SIM viver de dividendos.

No entanto, não se engane, há muitas promessas na internet, de que dividendos pode te deixar rico, vamos concordar de que só existem três formas de ficar rico, que é através de herança, ganhar na loteria, e a última ser investidor. Ou seja, quanto mais você economiza e investe mais você atrai a riqueza para a sua vida, e o investimento não se resume apenas em dividendos.

Publicidade

Porém vale lembrar que os dividendos são parte do lucro líquido dividido entre os acionistas, o valor por ação acaba sendo baixo. Isso significa que, para receber um bom dinheiro, é necessário ter uma quantidade grande de ações, por isso o correto é investir e reinvestir o dinheiro recebido dos dividendos, pois assim vai acumulando e enriquecendo o patrimônio.

Além disso, não há uma regra padrão para a recorrência e periodicidade que os dividendos podem ser pagos, cada empresa paga de uma forma, podendo ser mensal, trimestral, quadrimestral, semestral, ou até mesmo anual, isso varia de empresa para empresa.

Publicidade

Procure um profissional para lhe auxiliar melhor quando for comprar sua fatia de ações e projetar para o futuro qual o percentual e valores de dividendos irá receber, para que você atinja sua liberdade financeira no menor espaço de tempo possível.

-Alice Economista

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade