Conheça os seus números e vá além da roupa 38/40

Publicidade

Publicidade

A maioria das mulheres não conhece os seus números. E não estou falando das medidas de roupas, hein! Rsrs. Para conseguir traçar uma estratégia para investir e multiplicar o dinheiro, vai ser preciso conhecer os seus números.

Normalmente as mulheres não sabem, exatamente, quanto ganham e quanto gastam. Quanto dinheiro é necessário para realizar os sonhos é uma pergunta que não faz parte do cotidiano, porque a maioria não tem tempo de sonhar; e, ter um planejamento para 20 anos parece impossível, porque ainda não conseguem realizar nem mesmo um de 6 meses.

Publicidade


É claro que existe um movimento inicial de fazer a reserva financeira (de preferência), para depois escolher produtos de renda fixa e/ou renda variável de acordo com o seu perfil de investidora, respeitando seus objetivos para começar a investir e multiplicar seu dinheiro; mas, ainda assim, seria preciso entender como funcionam as suas finanças, para somente depois traçar a melhor estratégia para você.

Publicidade

A base do conhecimento sobre suas finanças começa pela situação em que você está hoje! Não é possível querer chegar a algum lugar sem ter um ponto de partida, sem saber onde você está neste momento.

Publicidade

Imagine você pedindo um Uber sem ele saber onde você está para ir te buscar… rsrs… percebeu que não dá?

Por isso é de suma importância que você saiba onde sua vida financeira está neste momento, qual é a realidade e principalmente, conhecer os seus números.

Publicidade

Publicidade

Conheça os seus números

Você deve começar sabendo exatamente o quanto de dinheiro recebe… já anotou?

Agora é importante entender como está saindo esse dinheiro. Com o que você gasta?

Publicidade

Separe suas contas em colunas, classificando em “necessário”, “supérfluo” e “desperdício”.

  • Necessário: você não pode ficar sem. 
  • Supérfluo: é algo que até pode ser importante para você, mas em caso extremo, você pode cortar. 
  • Desperdício: não precisava pagar, mas está pagando. Aqui entram as tarifas, os juros e tudo que você paga e não consome (chamo de “ossos de galinha” lá no Desafio 21 Dias para Investir).

Depois separe novamente e verifique o que é “Fixo” e o que é “Variável”.

Publicidade

  • Fixo: Todo mês é o mesmo valor. 
  • Variável: Quanto mais você usa, mais caro fica. 

Enquanto você separa estas contas, observe bem os seus gastos. Cada uma destas classificações tem uma forma correta de lidar e entender os seus números e as suas necessidades vai facilitar o próximo passo.

Reorganize seus números

Este é um passo muito importante e muita gente erra feio! As mulheres têm o péssimo hábito de tentar colocar o Brasil, dentro do Rio de Janeiro. Não adianta você querer fazer um gasto de 20 mil caber em uma renda de 5 mil. Sair cortando tudo não é a solução! Se você entrar nesse sistema, como a maioria, vai acabar vivendo na escassez, contando moedinhas e esse não é o objetivo. Os cortes precisam ser pontuais ou apenas em situações de reajuste e reorganização para que o seu orçamento não fique engessado, pois se você ganha R$ 5.000,00 e gasta R$ 4.999,00; qualquer imprevisto te levará ao endividamento.

O ideal nesta fase é deixar de jogar dinheiro fora com o que não é importante para você e sua família; e fazer mais dinheiro entrar através das rendas, para investir mais e assim alcançar seus objetivos.

Como diminuir o gasto?

Tudo que for desperdício você elimina da sua vida.

O que for supérfluo você analisa: é realmente importante? Se não for você corta, se for você verifica a possibilidade de renegociar para um preço melhor.

Já o que é necessário você renegocia. Você pode renegociar tudo que quiser: O telefone que você usa para o trabalho, por exemplo, é possível conseguir um pacote com um preço melhor.

Agora coloque a mão na massa e parta para as ações! Lembre-se que não é apenas cortar e renegociar, você precisa criar estratégias para fazer mais dinheiro entrar.

Na próxima semana te espero para conversarmos mais sobre finanças neste nosso mundo feminino.

Um beijo Grande e Até a Próxima!

Michele Muniz – Instagram @michelemunizoficial

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade