Como ter dinheiro para investir?

Publicidade

Publicidade

Escuto muitas pessoas dizendo que gostariam de ter dinheiro para investir, mas devido a renda que possuem mal conseguem pagar os gastos mensais. Interessante que, geralmente, estas pessoas possuem gastos que poderiam ser facilmente evitados. Citarei como primeiro exemplo gastos com tarifas bancárias.

Há milhões de brasileiros que pagam todos os meses tarifas bancárias para manterem contas abertas apenas para receber salário. Muitas vezes uma exigência da empresa na qual a pessoa trabalha.

Publicidade

O que muita gente não sabe é que todo brasileiro por força da resolução 3.919 do Banco Central do Brasil tem direito a uma conta essencial gratuita em qualquer banco. A Conta essencial dá direito a algumas transferências, extratos, cartão de débito entre outros serviços.

Com uma simples mudança com esta a pessoa pode deixar de gastar 20,00 mensais que somaria 240,00 no ano. Com este valor seria possível fazer diversos tipos de investimentos e já colocar um pouco de dinheiro para trabalhar e se multiplicar obtendo assim renda passiva.

Publicidade

Perceba que se você procurar é possível, em grande parte das vezes, encontrar vários gastos invisíveis que levam dinheiro embora e que se eliminados permitirão que você tenha dinheiro para investir.

Publicidade


Como ganhar mais dinheiro?

É muito comum pessoas que passam anos gastando parte de sua renda com produtos e/ou serviços desnecessários e que, se aplicada em bons investimentos, se transforma numa quantia interessante. Se você ainda não investe e tem a sensação de nunca sobrar dinheiro pra isso comece ainda hoje procurar gastos que podem ser evitados ou reduzidos. Me arrisco a dizer que você encontrará vários.

Publicidade

Publicidade

Quer outra alternativa além dos gastos invisíveis? Trabalhe para aumentar a sua renda. Use a criatividade! Todo mundo sabe fazer alguma coisa bem feita e que pode gerar renda extra.

Vamos a outros exemplos: já pensou em entrar para o mercado de afiliados e vender produtos digitais de outras pessoas? Já pensou em produzir algo nas suas horas vagas para vender? Talvez uma fonte de renda extra seja muito mais fácil de ser conquistada do que um aumento de salário na empresa em que você trabalha. Foque no que realmente você tem controle e pode dar resultado.

Publicidade

Como você saberá se dará certo? Só saberá tentando. E se der errado, você tenta novamente. Se não tentar, com certeza dará errado.

Veja que as possibilidades são muitas. Se você não sabe por onde começar, comece estudando, aprendendo e se capacitando, seja através da internet fazendo cursos gratuitos, assistindo vídeos ou lendo livros. Não tem desculpa. Basta você querer e se esforçar um pouco mais!

Publicidade

Depois que aprender, avalie as possibilidades e escolha aquela ou aquelas que mais te darão prazer em executar. Só assim você se manterá motivado para trabalhar nas horas vagas e aumentar sua renda. Por falar em aumentar a renda, não esqueça que o objetivo inicial é direcionar parte dela para o seu eu do futuro. Invista!

Até a próxima!

-Ivã Araújo

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade