Como sair das dívidas e começar a investir?

Publicidade

Publicidade

A maioria dos brasileiros, buscam obter uma excelente qualidade de vida (viajar, comer bem, se exercitar, se vestir bem, comprar celular de última geração), no entanto, a maioria esquece do mais importante que é cuidar da saúde financeira e entram em dívidas.

A realidade é que, não somos orientados pela sociedade ou até mesmo pelas escolas a ter educação financeira, com isso a maioria não entende absolutamente nada da dinâmica de juros compostos. E quando precisa comprar um bem, como uma casa ou um carro, acaba recorrendo a um empréstimo caríssimo ao invés de priorizar fazer um investimento com esse capital.

Publicidade


Dívidas em cima de dívidas

Com isso se torna um endividado para o resto da vida, comprando bens supérfluos que se deterioram no decorrer do tempo, e muitas vezes se tornam refém desse sistema, por não conhecer das leis que regem esse mercado, tornando a vida uma verdadeira bola de neve financeira, ou seja, dívidas em cima de dívidas.

Publicidade

O Brasil mantém a sua posição de terceiro país com a maior taxa de juros no mundo, assumindo o segundo lugar no ranking global de juros nominais da Infinity Asset em parceria com o MoneYou. Em primeiro lugar está posicionada a Argentina, como uma taxa de 75%.

Publicidade

Já no ranking de juros reais (as taxas de juros atuais descontadas a inflação projetada para os próximos 12 meses), o Brasil está ocupando a 1ª posição, ganhando o pódio desde a penúltima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). México, Colômbia, Chile e Hungria seguem respectivamente na lista.

Traduzindo, o dinheiro no Brasil é o produto mais caro no mundo inteiro, isso acontece porque está diretamente relacionado ao fato das pessoas não saberem lidar com juros composto e muitos menos com educação financeira, em outra palavras, isso faz com aumente cada vez mais a desigualdade social, tornando poucas pessoas muito ricas, e cada vez mais aumentando drasticamente o número de pessoas que ficam mais pobres. 

Publicidade

Publicidade

E para sair das dívidas, não é uma tarefa tão difícil para sair dessa posição e se tornar um investidor de alta performance, bastar executar os 10 passos a seguir:

  1. Faça uma consultoria financeira, ele te ajudará a realizar todos os tópicos abaixo.
  2. Mapear todas suas despesas e gastos
  3. Fazer uma negociação ou portabilidade da dívida
  4. Fazer um controle mensal e projetar isso para longo prazo
  5. Fazer renda extra
  6. Listar seus objetivos, aonde quer chegar e como chegar
  7. Ter compromisso com suas metas
  8. Ter hábitos saudáveis
  9. Conviver com pessoas melhores que você, lembre-se que você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.
  10. Saber dizer NÃO. 

A maioria da população acaba não dando muita importância, ao auxílio de um profissional neste momento tão complicado que está passando, muitas pessoas entram até em depressão por conta disso, por isso, assim como um nutricionista que cuida da saúde corporal, um psicólogo que cuida da saúde mental, um consultor financeiro é de extrema importância, para cuidar da saúde financeira, somente ele pode orientar e mapear planos que funcionarão com maior assertividade para cada indivíduo.

Publicidade

Publicidade