Como manter o equilíbrio entre a saúde mental e financeira

Publicidade

Publicidade

“Ah! Mais dinheiro não traz felicidade”.

Quantas vezes você já ouviu essa frase na vida? De fato, é possível encontrar a felicidade em coisas simples, mas não podemos descartar que o dinheiro é nosso principal aliado na realização de sonhos mais ousados, e que nos traz tranquilidade em momentos emergenciais e importantes.

Publicidade

O seu saldo na conta do banco não te torna melhor ou pior do que ninguém, mas te garante as contas pagas do final do mês, sem a dor de cabeça de ter que escolher qual delas terá que deixar de pagar.

Então, sim! Ter uma vida financeira equilibrada te trará muito mais tranquilidade, e como consequência colabora para a qualidade da sua saúde mental.

Publicidade


Publicidade

Influências da saúde mental

Quando uma pessoa está passando por problemas em sua vida conjugal, profissional ou pessoal, sua saúde mental entra em desequilibro e tendemos a descontar isso na exceção do consumo, sendo assim a sua vida financeira será diretamente afetada, estar em dia com as finanças minimiza este impacto, mas não significa que você não precise de ajudar para resolver os outros problemas.

Trago aqui algumas dicas para você equilibrar a suas finanças e como consequência colaborar com a sua saúde mental:

Publicidade

Publicidade

1.       Tenha uma bússola: a sua bússola das finanças é o seu orçamento financeiro, você precisa saber o que vai fazer com cada centavo do seu dinheiro antes mesmo dele cair na conta, incluindo a tríade CLF:

  • Conta básicas de sobrevivência
  • Lazer
  • Futuro

2.       Dívidas: foque em liquidar as suas dívidas e daqui para frente, se programe para que todas as contas sejam pagas à vista, principalmente bens materiais comuns.

Publicidade

3.       Mudança de Hábitos: foque em mudar os seus hábitos em relação ao seu padrão de compras, te convido a uma reflexão: você realmente vive vida que o seu dinheiro pode pagar? Se não, aprenda a controlar a sua, impulsividade se questione no momento de qualquer compra que fizer, e entenda se aquele item realmente te deixará mais próxima do seu equilíbrio financeiro

4.       Invista em seu desenvolvimento: você tem uma vida linda pela frente e sonhos a realizar, invista em se tornar a pessoa que precisa ser para realizar estes sonhos

Publicidade

5.       Tenha uma Reserva Financeira: reserva financeira é o seu escudo, ela quem irá te proteger em momentos de emergência e possibilitará que os outros planos não sejam afetados e continuem em andamento

Dinheiro sem destino é dinheiro perdido, e você o que tem feito com o seu?

-Vanessa Euzebio

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade