Como escolher o Fundo Imobiliário (Fll) ideal?

Publicidade

Publicidade

Fll, ou fundo imobiliário, é um ativo de renda variável que é negociado na nossa bolsa de valores (B3). Geralmente é um investimento indicado para o longo prazo e possibilita o ganho de duas formas: Valorização e recebimento de rendimentos.

Se você ainda não investe em fundos imobiliários porque não sabe como escolher dentre tantas opções, nesse artigo vou te ajudar a escolher o fll ideal para você em 5 passos.

1 – Pesquisa

Publicidade

Você precisa fazer uma pesquisa e escolher algumas opções para começar seu estudo. Minha dica é que você pesquise dentre os fundos imobiliários da carteira teórica do IFIX e liste por exemplo os 15 principais Fll’s, ou seja, aqueles que têm a maior participação na carteira.

2 – Análise

Após listar os fundos pela carteira do IFIX, pesquise em sites relacionados sobre o assunto os principais indicadores e as características dos fundos listados. Vou deixar alguns indicadores aqui para você iniciar sua análise, mas dentro das pesquisas que fizer, pode adicionar quantos indicadores quiser, o importante é não se basear em apenas um para fazer a sua escolha.

Publicidade


Publicidade

3 – Indicadores

Dentro os indicadores e características que você deve analisar estão:

  • Segmento do fundo: Identifique onde e como atua o fll
  • Público-alvo: Se é para investidores qualificados ou em geral
  • Tipo de fundo: Verificar se é um fundo de tijolo, desenvolvimento ou papel
  • Preço da cota: Saber o preço de cada cota é importante para saber se cabe no seu orçamento
  • Dividend Yield (DY) dos últimos 12 meses: Esse é um indicativo que demonstra como está o pagamento de proventos por parte das empresas.
  • Prazo de duração: Definir se vai ser um fll de prazo determinado ou indeterminado
  • Taxas cobradas: Verificar os percentuais cobrados anualmente
  • Percentuais de vacância: Essa taxa vai indicar a área sem ocupação por locatários e a renda que deixa de ser obtida pelos espaços não alugados.

4 – Escolha

Compre seus fundos imobiliários sempre do mesmo tipo, usando os indicadores analisados anteriormente para fazer sua comparação, dessa forma, ficará mais fácil a reanálise para a manutenção da sua carteira e também numa possível venda desse fundo.

Publicidade

Publicidade

5 – Compra

Ao escolher o fundo imobiliário que deseja adquirir, basta entrar no home broker da sua corretora ou banco e escolher o valor e a quantidade de cotas que deseja comprar e dar a ordem.

Pontos importantes a ressaltar é que o investimento em fundos imobiliários é de longo prazo e por isso podem compor uma carteira previdenciária.

Publicidade

É importante também uma nova análise dos indicadores toda vez que quiser tomar uma decisão, por exemplo, no momento de vender as cotas adquiridas.

Espero que esse artigo te ajude na hora de comprar suas primeiras cotas.

Publicidade

-Susi Gommes

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade