Como a psicologia humana afeta o movimento dos preços?

Entendendo como dominar as emoções

Publicidade

Publicidade

O movimento dos preços é o resultado da interação de uma série de emoções humanas expressadas pelo conjunto de investidores em determinado momento.

A psicologia é um elemento chave para o investidor compreender a influência de suas emoções, comportamentos e atitudes no sucesso de suas operações.

Publicidade

O mercado se move de acordo com a somatória das emoções negativas (medo, ganância, raiva, fadiga, ansiedade, preguiça) e positivas (humildade, respeito, confiança, paciência, fé, alegria).

Por mais informatizado que seja o mercado na atualidade, em última instância, quem “aperta o botão” para iniciar ou encerrar uma operação e para programar modelos computacionais são invariavelmente humanos carregando toda sua carga emocional.

Publicidade

O investidor profissional precisa compreender esse conjunto de emoções humanas e aprender a dominar suas próprias emoções mantendo a mente forte para executar sua estratégia sem hesitação.

Publicidade

A mente é a principal arma do investidor para retirar as emoções de sua operação e manter a disciplina do seu planejamento.


Publicidade

Publicidade

Vamos entender como funcionam as emoções no mercado através da Teoria da Perspectiva.

A Teoria da Perspectiva é uma teoria da psicologia cognitiva que descreve o modo como as pessoas escolhem entre alternativas que envolvem riscos e resultados incertos. Segundo a teoria, as pessoas tomam decisões mais baseadas nas potenciais perdas e ganhos do que no resultado final.

Publicidade

A teoria foi desenvolvida por Daniel Kahneman, um teórico da economia comportamental, em 1979 e resultou em sua premiação Nobel em 2002.

Ela propõe que uma perda tem um impacto emocional maior do que o ganho equivalente, portanto, as pessoas priorizam evitar uma perda mais do que obter um ganho.

Publicidade

Comportamentos observados na economia, como mudanças na aversão ao risco, podem ser explicados pela Teoria da Perspectiva. Investidores podem vender ativos que se valorizaram, obtendo ganhos rapidamente, enquanto tendem a manter ativos que desvalorizaram aumentando suas perdas.

Infelizmente é assim que nosso cérebro funciona e o investidor profissional precisa entender esse mecanismo e reprogramar seu cérebro para agir de forma eficiente.

Analisando a Teoria da Perspectiva fica fácil entender porque Daniel Kahneman ganhou um Prêmio Nobel.

A teoria econômica comportamental conclui os seguintes pontos:

  • Ganhos trazem ALEGRIA e perdas trazem DOR
  • A DOR da perda é 2 vezes maior do que a ALEGRIA do ganho
  • Cada evento de ganho ou perda causa um sentimento individualizado
  • Múltiplos eventos provocam uma sensação combinada acumulada
  • Pessoas com ganhos garantidos tendem a arriscar menos
  • Pessoas com perdas garantidas tendem a arriscar mais

Esse conjunto de comportamentos compõem a maior causa de fracassos na bolsa de valores.

Entender esses comportamentos é o primeiro passo para dominar suas emoções e garantir seu sucesso no mercado.

-Fernando Modé

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade