4 Leis para formar hábitos atômicos que te farão investir melhor

Publicidade

Publicidade

Assim como as promessas de ano novo, muitos investidores tendem a desistir facilmente dos investimentos no primeiro problema que eles encontram, mas existem caminhos para prevenir isso. Este artigo tem como inspiração o livro Hábitos Atômicos.

   “Os seus resultados são uma medida dos seus hábitos. Seu patrimônio é um resultado de seus hábitos financeiros. O seu peso é um resultado dos seus hábitos alimentares. O seu conhecimento e o resultado dos seus hábitos de estudo. A sua desordem é resultado dos seus hábitos de organização. Você recebe o que você repete.” 

Publicidade

O livro hábitos atômicos, foi best seller em Nova York e já vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo. No livro, Clear diz que grandes objetivos e sonhos não deveriam ser o foco principal nas nossas vidas. E eu percebi que isso é totalmente o oposto do que eu e você fomos ensinados.

Obviamente existem milhares de estratégias para se planejar seus sonhos e objetivos, mas eu gostei mais de uma que se chama: SMART goals, em português, Objetivos Inteligentes.

Publicidade

Objetivos Inteligentes são os específicos, medíveis, conquistáveis,relevantes e de limite de tempo.

Publicidade


Clear diz que focar em sonhos podem nos distrair dos elementos mais importantes que poderíamos precisar para conseguir realizá-los. Sei disso por experiência própria, muitas vezes tento fazer muitas coisas simultaneamente. Estipulo 5 principais sonhos que quero realizar ao mesmo tempo, e eu foco neles de forma intensa por algumas semanas. E o que acontece? Eu fico maluco, não vejo resultados e nada acontece. Eu já vi isso acontecendo com a maioria dos novos investidores. Eles começam a mil nos investimentos, com grandes quantias e querendo ver resultados imediatos. Assim que alguma coisa dá errado, eles se retiram do mercado imediatamente e geralmente perdem muito dinheiro nessa jogada.

Publicidade

Publicidade

   “As pessoas fazem pequenas mudanças, não conseguem ver um resultado e decidem parar. Você pensa: “Estou correndo todos os dias há um mês, então por que não consigo ver nenhuma mudança no meu corpo?” Uma vez que esse tipo de pensamento assume o controle, é fácil deixar os bons hábitos de lado. Mas, para fazer uma diferença significativa, os hábitos precisam persistir por tempo suficiente para romper esse Plateau que eu chamo de Plateau do Potencial. O objetivo em qualquer esporte é terminar com a melhor pontuação, mas seria ridículo passar o jogo inteiro olhando para o placar. A única maneira de realmente vencer é melhorar a cada dia. Nas palavras do tricampeão do Super Bowl, Bill Walsh, “o placar toma conta de si mesmo”. O mesmo vale para outras áreas da vida. Se você deseja melhores resultados, esqueça de definir metas. Em vez disso, concentre-se no seu sistema.”

Em vez de pensar em metas, a Clear acredita que o sucesso é alcançado por meio de pequenas mudanças (atômicas) que fazemos repetidamente, pois podem formar hábitos que duram a vida toda.

Publicidade

   “Quanto mais você repete um comportamento, mais você reforça a identidade associada a esse comportamento. De fato, a palavra identidade foi originalmente derivada das palavras latinas ‘essentitas”, que significa ser, e “identidem”, que significa repetidamente. Sua identidade é literalmente a sua capacidade de ser repetitivo.

Se você está lendo isso, suponho que você se considera ou queira ser um investidor. No entanto, apenas comprar uma ação não faz de você um investidor, assim como ler um livro não faz de você um leitor. Acredito que ser um investidor é uma busca para toda a vida que envolve vários pequenos hábitos sendo repetidos várias vezes.

Publicidade

Grandes investidores:

  • Gastam menos do que eles ganham
  • Planejam o futuro
  • São curiosos sobre o mundo
  • São viciados em informação
  • Pensam a longo prazo
  • Se comprometem com seus planos
  • Não deixam suas emoções controlá-los
  • Esses não são hábitos que se pode desenvolver da noite para o dia. São necessárias pequenas ações tomadas regularmente para mudar comportamentos ao longo do tempo.

Aqui está um rápido detalhamento das “Quatro Leis da Mudança de Comportamento” de Clear e como podemos pensar sobre elas através de um contexto de investimento:

Torne óbvio:

Isso em si parece óbvio, mas muitos hábitos não se formam porque não temos clareza sobre o que vamos fazer. Lembre-se, isso é algo que esperamos repetir tantas vezes que se torna automático – parte de nossa identidade. Dizer que vamos adquirir o hábito de “economizar mais” não é claro e óbvio. Isso cria atrito entre a intenção e a ação.

   “De um modo geral, o formato para criar uma intenção de implementação é: ‘Quando a situação X surgir, executarei a resposta Y’.”

Como poderíamos criar um hábito usando os conselhos acima:

“Quando eu receber o pagamento, vou colocar 10% disso em uma conta poupança”.

O que poderia ser mais óbvio do que isso? E claro, conciso e facilmente realizável.

Se você quer evitar agir com base na emoção quando as ações estão em crise, tome emprestado este hábito: “Quando estou pensando em vender uma ação, anoto o que estou sentindo e espero três dias antes de agir”.

Torne atraente:

É fácil evitar criar novos hábitos porque os vemos como algo que muda a maneira como vivemos para pior. A mudança pode assustar as pessoas. No entanto, todo mundo quer mudar certas coisas. Pensamos com carinho nos resultados finais, mas pensamos negativamente no processo para obter esses resultados.

Mas existem maneiras de aumentar sua capacidade de formar hábitos, simplesmente encontrando a versão mais atraente desse hábito para você. Se você quer ficar em forma, mas odeia a academia, decidir ir à academia todos os dias pode não ser a melhor estratégia de ação. Se, por outro lado, você gosta de jogar tênis, jogar tênis com mais regularidade é provavelmente a melhor opção.


Se você quer saber mais sobre negócios, é fácil pensar que ler o Wall Street Journal todos os dias pode ser uma boa opção – aliás, e. Mas, talvez não seja a opção mais atraente para você. Talvez ouvir o podcast de um influencer seja mais atraente. Talvez ouvi-lo no caminho para o trabalho seja ainda mais atraente. Ou talvez seguir o @osamuinvest seja mais atraente ainda… Brincadeiras à parte.

Torne mais fácil:

Quer garantir que você economize 10% todos os meses? Configure uma transferência mensal para sua conta poupança. Torne isso automático — padrão. Notas claras de que inverter as regras pode funcionar na eliminação de maus hábitos. Torne isso algo tão fácil que vai ser difícil não fazê-lo.

Quer ouvir mais podcasts de negócios? Configure notificações para que você saiba quando eles forem lançados. Faça com que eles baixem automaticamente para o seu dispositivo para que estejam sempre disponíveis.

Quer ler mais blogs financeiros? Encontre um aplicativo como o Pocket que salva artigos para você ler mais tarde. Dê um passo adiante e adicione o aplicativo ao dock do seu iPhone para que esteja sempre visível para você. Eu faço isso e funciona bastante.

Torne satisfatório

   “Economizar dinheiro é muitas vezes associado ao sacrifício. No entanto, você pode associá-lo à liberdade, e não à limitação, se perceber uma verdade simples: viver abaixo de seus meios atuais aumenta seus meios futuros. O dinheiro que você economiza este mês aumenta seu poder de compra no próximo mês.”

Este é definitivamente o mais difícil quando se trata de questões financeiras. Estamos programados para buscar gratificação instantânea. Mas a verdadeira satisfação em finanças vem muito depois de você agir. Na verdade, buscar gratificação instantânea em questões financeiras é uma das maneiras mais seguras de fracassar.

   “Regra Cardeal da Mudança de Comportamento: O que é recompensado é repetido. O que é punido é evitado.”

Clear sugere que, em vez de lutar contra esse instinto humano, devemos tentar hackeá-lo criando recompensas imediatas. Obviamente, a chave para isso é que elas não entrem em conflito com nossas ambições de longo prazo. Portanto, não economize R$ 5 no café amanhã de manhã e recompense-se com uma viagem ao Egito. Mas tente encontrar pequenas maneiras de se recompensar. Ser um investidor não é ser infeliz, mesmo no curto prazo – embora possa parecer assim às vezes.

Com isso, deixo vocês com as palavras do próprio Clear:

   “A meta de ser grande em 10 anos. Construa hábitos hoje que levam a um ótimo corpo em 10 anos. Construa hábitos sociais hoje que levam a ótimos relacionamentos em 10 anos. Crie hábitos de aprendizado que levem a um grande conhecimento em 10 anos. O pensamento de longo prazo é uma arma secreta.”

Obrigado e nos vemos na próxima semana! Lembre-se: Você segue o @osamuinvest

-Samuel Damasceno

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações