3 dicas para operações de Day Trade em momentos de stress de mercado

Publicidade

Publicidade

Em tempos de stress de mercado, cada notícia e acontecimento traz consigo uma volatilidade, que nada mais é que as emoções humanas como euforia, medo, esperança. Esse vai e vem dos ativos e criptoativos assusta e também gera boas oportunidades, mas como aproveitar?


Publicidade

Explico em detalhes 3 dicas preciosas, que ajudam a melhorar seu time de operação, acerto e, principalmente, o gerenciamento de risco.

1 – Divida as entradas:

Neste momento de volatilidade, temos que ter ciência que iremos ter ganhos e perdas proporcionalmente maiores, portanto uma forma de minimizar os riscos é dividir as entradas.

Publicidade

Um exemplo: Opero com 10 Mini contratos de Índice futuro, nestes momentos de volatilidade  irei dividir em 3 entradas de 3, 3 e 4, sendo a primeira no ponto de minha análise, a segunda 200 pontos abaixo, e a terceira mais 200 pontos abaixo, deixando o stop loss das 3 entradas no mesmo local, Isso reduz seus riscos de stop mantendo o valor máximo de perda suportada no mesmo local, gerando possibilidade de melhorar a entrada, sendo que, mesmo que ele prossiga a tendência analisada, iremos estar na operação. Indico em dividir as entradas em torno de 20 a 25% do habitual.

Publicidade

2- Utilize indicadores para o stop;

Uma das coisas que mais me irrita e também deve irritar o amigo leitor é as famosas “violinadas” do preço, correto? Estamos sempre escutando que “devemos colocar o stop atrás do último fundo/topo”, mas não falam que os institucionais têm estratégias para buscar liquidez justamente nestes pontos, então seja profissional e utilize indicadores que te alertam quando estiver errado ou uma região propícia para stop, indico o STOP ATR, indicador que mede a volatilidade utilizando desvio-padrão.

3 – Tenha uma conta somente para Day trade e Derivativos:

Uma das indicações principais de qualquer livro de investimento que não posso deixar de comentar, pois já tive perdas altas, foi de não separar meus ativos de renda fixa e position dos de day trade e derivativos. Tenha sempre uma conta para operações mais especulativas e outra para os demais ativos, acredite se tudo der errado e sair de controle, você irá se agradecer por ter feito isso.

Publicidade

Publicidade


Bônus

Publicidade

4 – Operações com CriptoAtivos 

Nesse cenário as criptos têm mais volatilidade do que a maioria dos ativos, sendo necessário ajustar o operacional. Opte por realizar swing trade se aproveitando de maiores movimentos e, utilizando a dica número 1, existe uma estratégia com robôs nas exchange chamadas “Grid”, é uma boa estratégia e merece sua atenção.

Até a próxima!

Publicidade

Wano Carvalho CNPI – T 2982

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações