CEO da Binance e presidente de El Salvador negam que país tenha Bitcoins na FTX: “fake news”

Publicidade

Publicidade

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao”, desmentiu um boato de que El Salvador teria Bitcoins (BTC) armazenados na exchange FTX. De acordo com o executivo, essa informação não procede e CZ a classificou como “fake news”.

Este rumou partiu de Mike Novogratz, CEO do banco pró-criptomoedas Galaxy Digital, durante uma entrevista para a CNBC. Novogratz disse que o governo de El Salvador, que possui 2.300 BTC em caixa, usava a FTX para guardar essas reservas, e que o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, teria pedido a extradição de Sam Bankman-Fried (SBF) ao governo dos Estados Unidos.

Publicidade


Recentemente eu li, não sei se é verdade, que as criptomoedas do governo de El Salvador estavam na FTX e eles estavam pedindo a extradição de Sam [Bankman-Fried]”, disse Novogratz.

Publicidade

CZ e Bukele desmentem afirmação e Novogratz pede “desculpas”

Poucas horas depois da entrevista, CZ publicou um tuíte compartilhando um perfil que divulgou a fala de Novogratz na CNBC. O CEO da Binance classificou o texto como “desinformação” e refutou todas as alegações ditas na entrevista.

Publicidade

CZ afirmou ter conversado diretamente com Bukele, que também negou as afirmações. Além disso, Bukele afirmou que nunca fez nenhum tipo de negócio com a FTX.

“Cara, a quantidade de desinformação é insana. Troquei mensagens com o presidente Nayib alguns momentos atrás. Ele disse “não temos nenhum Bitcoin na FTX e nunca tivemos nenhum negócio com eles. Graças a Deus!”, disse CZ no Twitter.

Publicidade

Publicidade

De fato, o tuíte que CZ compartilhou com a suposta informação foi apagado pelo perfil original, o que indica que a informação não procede. Mas o principal indício desse erro é que o próprio Novogratz escreveu um tuíte se desculpando pela informação falsa.

“Peço desculpas a Nayib Bukele e ao povo de El Salvador. Eu me apaixonei por ‘notícias falsas’ e, embora tenha mencionado que não havia confirmação, eu deveria ter checado melhor. Obrigado CZ por esclarecer tudo. Sou um grande fã do que você está fazendo em El Salvador”, disse Novogratz.

Publicidade


Quem perdeu com a FTX

Embora as reservas de El Salvador estejam seguras, muitos investidores de fato perderam somas milionárias com o colapso da FTX. Por exemplo, Gisele Bündchen e Tom Brady, o ex-casal mais famoso do mundo, compraram uma participação acionária de valor não revelado na exchange em 2021.

Publicidade

A CoinShares, maior empresa de investimento em criptoativos da Europa, também está com prejuízos milionários por causa da FTX. De acordo com a empresa, há 190 BTC, 1.000 Ether (ETH) e US$ 25 milhões em USDC e USD de sua propriedade presos na exchange.

Publicidade