Cardano se recupera após interrupção em 50% dos nós; ADA recua

Publicidade

Publicidade

A rede Cardano foi interrompida brevemente após um bug desconectar 50% dos nós da rede. Conforme informou a Input Output (IO), empresa de engenharia de blockchain responsável pela rede Cardano, os nós em questão foram desconectados e reiniciados por motivos ainda desconhecidos no último domingo (22). O bug foi corrigido automaticamente em minutos.

A IO minimizou a gravidade da interrupção, afirmando que o incidente foi “uma anomalia transitória”. Além disso, a empresa disse que considerou tais eventualidades no projeto, o que significa que não houve surpresas.

Publicidade


“Isso parece ter sido desencadeado por uma anomalia transitória causando uma das duas reações no nó; alguns desconectaram de um par, outros lançaram uma exceção e reiniciaram”, escreveu a IO em um post no GitHub.

Publicidade

Os nós são as partes interessadas de uma rede. Eles mantêm e processam transações em blockchains e são essenciais para a manutenção de qualquer rede.

Publicidade

De acordo com Rick McCracken, um desenvolvedor que cria ferramentas de staking para Cardano, a maioria dos nós se recuperou normalmente.

“Nenhuma reinicialização da rede foi necessária”, tuitou ele.

Publicidade

Publicidade

Rede Cardano sofre bug em nós

A IO disse ainda que como resultado da anomalia, houve um impacto breve na produção de blocos, fazendo com que a rede ficasse fora de sincronia por um curto período de tempo.

Mas a empresa ressaltou que isso poderia ocorrer também durante operações normais.

Publicidade

Apesar do baixo impacto do bug, a IO afirmou que vai investigar melhor o incidente.

Enquanto isso, vai continuar a acompanhar o desempenho da rede.

Publicidade

“Agora nós estamos investigando a causa raiz desse comportamento anômalo e implementando outras medidas de registro juntamente com nossos procedimentos regulares de monitoramento”.

A rápida resolução do problema animou a comunidade Cardano:


“A verdadeira lição para mim é o quão impressionante é a resiliência da rede Cardano. Algo derrubou cerca de 60% dos nós e a rede se recuperou em alguns minutos e continuou a produzir blocos por toda parte”, tuitou Pi Lanningham, diretor de tecnologia da exchange baseada em Cardano SundaeSwap.

Preço de ADA recua

Mas o preço da criptomoeda ADA, nativa da rede Cardano, não reagiu bem ao bug. Nas últimas 24 horas, o preço da moeda digital recuou 1,5% para R$ 1,96, de acordo com dados do CoinGecko.

Mas, considerando os últimos sete dias, ADA ainda acumula uma alta de quase 10% em meio ao rali de alta mais recente do mercado cripto.

Gráfico de variação de preço de ADA nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko
Publicidade