Bolsa da Austrália cancela US$ 170 milhões em investimentos em projeto blockchain

Publicidade

Publicidade

A Australian Securities Exchange (ASX) arquivou seu projeto de sete anos para aumentar o sistema de compensação e liquidação CHESS da bolsa usando blockchain, depois que uma auditoria independente da Accenture relatou problemas.

A ASX desenvolveu o CHESS (Sistema de Subregistro Eletrônico da Câmara de Compensação) há 25 anos para processar eletronicamente a negociação de valores mobiliários.

Publicidade


De acordo com a ASX, o projeto incorreu em uma perda antes dos impostos de aproximadamente US$ 170 milhões (~$ 255 milhões AUD), que a empresa cancelou.

Publicidade

“Em nome da ASX, peço desculpas pela interrupção do projeto de substituição da CHESS ao longo de vários anos”, disse Damian Roche, presidente da ASX.

Publicidade

“A decisão de hoje foi tomada pela ASX Limited e pelos Conselhos de Compensação e Liquidação, e não foi tomada levianamente.”

Hoje, o preço das ações da ASX Limited terminou em baixa, com queda de 0,182%.

Publicidade

Publicidade

Como o CHESS existe há décadas, a ASX pretendia atualizar o sistema e começou a avaliar suas opções de substituição no final de 2015.

Em janeiro de 2016, a ASX selecionou a Digital Asset como sua parceira tecnológica para desenvolver um sistema semelhante usando a tecnologia blockchain, com o projeto se tornando amplamente conhecido como “CHESS Replacement”.

Publicidade

O projeto atingiu vários obstáculos, atrasando seu lançamento. Em setembro de 2022, a Accenture foi solicitada a conduzir uma revisão independente do projeto CHESS Replacement.

O relatório independente da Accenture identificou “desafios significativos com os projetos de solução e sua capacidade de atender aos requisitos da ASX”.

Publicidade


Seis problemas principais são indicados no relatório, incluindo latência e simultaneidade. Como o ASX processa milhões de liquidações de negócios diariamente, qualquer latência (atraso) afetará suas operações.

O relatório também apontou que apenas 63% do projeto está concluído.

De acordo com a ASX, “as atividades atuais do projeto foram pausadas enquanto a ASX revisita o design da solução”. A empresa também disse que o atual “CHESS permanece seguro e estável e está funcionando bem”.

“Substituir o CHESS é uma tarefa grande e complexa”, disse Helen Lofthouse, CEO da ASX.

“O relatório independente e nosso trabalho de avaliação confirmam vários desafios significativos associados a aspectos do projeto de substituição do CHESS.”

*Com Criptonizando

Publicidade