Banco Central autoriza a regulatória preliminar para compras através do WhatsApp com cartões de crédito ou débito

Banco Central confirma que a nova funcionalidade ainda precisa ser trabalhada pelo WhatsApp

Publicidade

Publicidade

O Banco Central do Brasil concedeu, nesta sexta-feira (18), uma autorização regulatória preliminar para compras através do WhatsApp com cartões de crédito que possuem a bandeira VISA (VISA34).

Por mais que o Banco Central tenha aprovado o aval de compras,  a instituição disse que não significa que seja uma permissão às compras via WhatsApp, referindo-se como:  “uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra”. 

WhatsApp Pay 

Publicidade

O WhatsApp Pay chegou ao Brasil em maio de 2021, a ferramenta tem como objetivo a transferência em dinheiro através do Facebook Pay, que faz parte da empresa fundada por  Mark Zuckerberg, e protegido por tokens que impedem o vazamento de informações sensíveis. 


Publicidade

Para realizar as transferências é necessário efetuar o cadastro na plataforma com um dos bancos participantes, sendo assim possibilitando enviar e receber dinheiro, sem cobrar taxas. Os usuários também podem acompanhar o status de suas transferências no próprio aplicativo de mensagens. 

Publicidade

Alguns bancos como o Itaú, Nubank, Bradesco e Santander, possibilitam que clientes  com cadastro em cartões pré-pago, de débito ou cartões múltiplos com a função débito possam utilizar o WhatsApp Pay.

Por mais que o método de pagamento através do WhatsApp não possua taxas para pessoas físicas,  os bancos, no qual o cliente é cadastrado, podem cobrar taxas do usuário em caso de uso de cheques.

Publicidade

Publicidade

O aplicativo também limita transações diárias, assim como as instituições bancárias. No aplicativo o usuário pode enviar até  R$ 1 mil e receber até 20 transações por dia, ou R$ 5 mil por mês, deste modo se o limite é atingido, não será possível realizar pagamentos e transferências.  

O Banco Central do Brasil, disse que autorizar o WhatsApp Pay  no Brasil pode: “abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

Publicidade

Banco Central aprova nova  funcionalidade pagamento através do WhatsApp Pay Créditos: Reprodução

A nova funcionalidade 

A Índia, assim como  o Brasil, é um dos países onde a transferência de dinheiro entre usuários por meio do WhatsApp é permitida,  já que o objetivo da Meta é testar nos países  uma expansão da ferramenta, possibilitando transações e pagamentos com cartões de crédito ou débito.

Esta nova funcionalidade de compras no WhatsApp será válida para cartões que são classificados  pela Visa como compra, domésticos e nacionais, assim como através  do  uso de conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósito.

Publicidade

O BC  disse que: “autorização de alteração de regulamento dos arranjos de pagamento classificados como de compra, domésticos, com o uso de conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósito instituídos pela Visa”.

“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento (…)”, disse o Banco Central em seu comunicado. 

O Banco Central também disse que a aprovação da nova funcionalidade de realizar pagamentos através de cartões de crédito e débito, ainda depende da  comprovação de cumprimento pelos envolvidos:  “outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento”.


O head do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, disse que: “Estamos muito satisfeitos com o progresso do processo de aprovação de pagamentos no WhatsApp”.

Guilherme também afirmou que ainda alguns testes estão sendo feitos com as companhias de pagamentos: para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória para o serviço”.

Alguns bancos que possuem o selo da  Visa, assim como a Mastercard, já tem autorização no país relacionada à transferência de recursos entre usuários pelo WhatsApp, portanto após a aprovação de cumprimento a nova funcionalidade de compras através de cartões de crédito e débito estará disponível no Brasil. 

Publicidade