Bancos escolherão horário de abertura e fechamento

Bancos por todo Brasil podem escolher seu horário de funcionamento, segundo a Febraban

Publicidade

Publicidade

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibilizou um informativo nesta quarta (28) fornecendo autonomia aos bancos em todo Brasil, para escolher os horários de abertura, fechamento e funcionamento. A medida será com base em cada característica e políticas internas. 

“Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores”, informou a Febraban.

Publicidade

A Febraban reforçou a informação do setor financeiro tecnológico, o setor mobile banking e internet banking ampliaram a expansão durante o período de isolamento -social, alguns bancos digitais disponibilizaram saques em caixas 24h e foram a preferência dos brasileiros.

Cliente enfrentam imensas filas em todo país – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O horário tradicional bancário, com atendimento ao público, é das 10h até as 16h, mas com a liberação da entidade reguladora, alguns bancos poderão escolher a melhor forma de atendimento aos clientes. 

Publicidade

Os bancos informaram os horários que devem funcionar:

Publicidade

O Santander optou pelo tradicional, trabalhar das 10h às 16h desde e destacou que algumas agências, como as que concentram pagamento de INSS, abrem às 9h.

A Caixa Econômica Federal deve retomar os horários pré-pandemia (entre 10h e 16h) a partir de 23 de novembro. 

Publicidade

Publicidade

O Bradesco, por outro lado, afirmou que manterá seu horário de funcionamento entre 10h e 14h enquanto durar a pandemia e estuda a possibilidade de atuar das 08h às 14h. O mesmo fará o Banco do Brasil, que vai continuar funcionando das 10h às 14h. O Itaú ainda não informou oficialmente o horário

Entrada do Banco Central do Brasil – Foto: Reprodução Bacen

O motivo para o Bacen dar o poder de escolha aos bancos sobre o horário de funcionamento, foi uma bonificação pelo recorde em lucro trimestral em 2021. O valor aproximado foi de R$ 30 bilhões. Os bancos realizaram mutirão virtual com negociação de dívidas, liquidando metade dos dividendos em novembro. 

Publicidade

Além das renegociações, serão oferecidas orientações financeiras para os endividados. Em Comunicado o Banco Central informou: “Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras”.

Publicidade