Bancos, corretoras e órgãos públicos divulgam o horário de funcionamento durante a Copa

Algumas instituições de investimento dizem que os horários de funcionamento podem prejudicar a movimentação do público

Publicidade

Publicidade

Nesta sexta-feira (18), alguns bancos e a bolsa de valores brasileira divulgaram o horário de funcionamento durante a Copa do Mundo, que terá a abertura no domingo (20). Entretanto, as instituições financeiras disseram que os horários de funcionamento podem afetar o atendimento ao público.

Os jogos do Brasil também vão mudar o horário de expediente de alguns órgãos públicos federais como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A bolsa de valores 

Publicidade

A bolsa de valores brasileira divulgou que, por mais que os jogos afetem os sistemas de negociações e pós-negociações, os horários do pregão durante o campeonato  serão mantidos, já que os jogos do Brasil vão acontecer durante o do pregão da bolsa.


Publicidade

Os jogos do Brasil 

A estreia do Brasil na Copa do Mundo será na quinta-feira (24), às 16:00, contra a Sérvia. Se a seleção brasileira continuar avançando no campeonato, o Brasil pode jogar todas as partidas em dias da semana até a final, que será disputada em um domingo. 

Publicidade

Na primeira fase do campeonato o Brasil jogará: 

  • Quinta dia 24 de novembro às 16:00, contra  Sérvia;
  • Segunda dia 28 de novembro às 13:00, contra Suíça;
  • Sexta dia 2 de dezembro às 16:00, contra Camarões.

Os serviços públicos do país, serão afetados apenas na programação do dia dos jogos da seleção brasileira, portanto o atendimento ao público depende do horário da partida.

Publicidade

Publicidade

Seleção Brasileira jogará na semana no início da Copa do Mundo Créditos: Gabriel Sacramento

Bancos

De acordo com as informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o horário das agências bancárias do Brasil, nos dias de jogos da seleção serão: 

Jogos que começam às 12:00

  • Atendimento ao público será das 9:00 às 11:00 e das 15:30 às 16:30 nos estados com mesmo horário de Brasília;
  • Nos estados com diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8:00 às 10:00 e das 14:30 às 15:30;
  • Nos estados com diferença de 2 horas em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7:00 às 9:00 e das 13:30 às 14:30;
  • Em Fernando de Noronha (1 hora antes do horário de Brasília), o atendimento ao público será das 8:00 às 12:00.

Jogos que começam às 13:00

  • Atendimento ao público será das 8:30 às 11:30 nos estados com mesmo horário de Brasília;
  • Nos estados com diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7:30 às 10:30;
  • Nos estados com diferença de 2 horas em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7:00 às 9:30;


Publicidade

Jogos que começam às 16h:00

  • Nos estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9:00 às 14:00;
  • Nos estados com diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8:00 às 13:00;
  • Nos estados com diferença de 2 horas em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 7:00 às 12:00.

Órgãos públicos

Na sexta-feira passada (11), o expediente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), divulgou que a seleção deve seguir a portaria nº 9.763 do Ministério da Economia.

A portaria e os horários de expediente nos jogos da Copa, é  válido para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários que trabalham em órgãos e entidades da administração pública federal direta, como autarquias e fundações: 

Publicidade

  • Não haverá expediente durante os jogos da seleção brasileira  às 12:00;
  • O expediente será encerrado às 11h. durante os jogos da seleção brasileira que acontecerão às 13h:00;
  • Por fim, para os jogos que começam às 16:00, o expediente deve ser encerrado às 14:00.
Bolsa de valores brasileira, confirma que não mudará o  expediente durante o horário dos jogos da seleção brasileira na copa do mundo Créditos: Cris Faga

É importante lembrar que por mais que os bancos e órgão públicos alteraram os horários de funcionamento, a bolsa de valores brasileira não alterou quando a Copa aconteceu em outros países, entretanto a única exceção foi quando o campeonato foi no Brasil, a bolsa fechou no dia da estreia, assim como também encurtou o pregão nas demais partidas da seleção.

Publicidade