Avon lança projeto com objetivo de acelerar o crescimento de profissionais negras

Avon investe em programas de representatividade para a sua empresa e clientes

Publicidade

Publicidade

Nesta sexta-feira (14), a marca de cosméticos Avon, anuncia o lançamento do programa “Divas na Liderança”, projeto exclusivo para suas colaboradoras. O objetivo é desenvolver a carreira de mulheres negras, fazendo com que elas ocupem a liderança da empresa, além de reforçar o compromisso com a equidade étnico-racial.

A empresa investe em outros projetos para aumentar a representatividade no ambiente de trabalho da empresa. Um programa que teve início este ano, após uma pesquisa realizada pela Gestão Kairos, mostrando que apenas 3% das mulheres negras assumem a liderança. 

O que é a Avon? 

Publicidade

A Avon é uma empresa multinacional de cosméticos, com o objetivo de ser mais acessível, inspiradora e inclusiva. A marca trabalha  com revendedoras, que podem expandir os produtos ao redor do mundo, contudo a companhia vem trabalhando para trazer mais representatividade à sua marca, lançando muitos projetos voltados à força da mulher brasileira.

Logo da Avon/Foto GKPB

O que é o projeto de aceleração ao crescimento de profissionais negras? 

O projeto de aceleração ao crescimento de profissionais negras é uma parceria com a consultoria de Diversidade e Inclusão ao Profissional e integra o projeto DIVA, um dos programas que fazem parte do movimento de diversidade da Avon.  

Publicidade

Deste modo, ele engloba uma série de ações focadas em acelerar o cumprimento de metas presentes no compromisso de representatividade da Avon, lançado em 2020.

Publicidade


O programa inclui oito encontros mensais nos quais os participantes poderão debater sobre diversos temas, como a importância da saúde emocional,  segurança psicológica, potência feminina no papel de liderança, comunidade inclusiva e o desenvolvimento de habilidades de liderança. 

Publicidade

Publicidade

A Avon informou em seu comunicado que todos os conhecimentos explorados ao longo dessa jornada estarão conectados ao cenário interno da empresa. Portanto, o projeto é considerado um curso preparatório para que mulheres negras possam chegar à liderança dentro da empresa.

Zezé Motta, Lélia Gonzalez e Thelma Assis em uma campanha da Avon para o aceleramento na inclusão étnico-racial/Foto ABC da Comunicação

O que é o projeto DIVA?

O projeto DIVA é uma estratégia da Avon de combate ao racismo, com o objetivo de promover a diversidade, além de conscientizar os líderes, colaboradores, força de vendas, parceiros da empresa e consumidores da marca. 

Publicidade

Uma das iniciativas recentes da companhia é focar na equidade étnico-racial, como ampliar o portfólio de maquiagem para contemplar todos os tons de pele das brasileiras. 

A meta da Avon é que até 2030, as contratações da empresa sejam de 50% de pessoas negras e que 30% estejam na liderança. Deste modo, a promoção da diversidade de combate ao racismo são alinhadas a uma série de metas de sustentabilidade.  

Publicidade

Compromisso antirracista 

O Compromisso Antirracista, é um projeto elaborado pela equipe de recursos humanos da empresa, junto com a liderança e os colaboradores da Rede, pela diversidade. Portanto, é um grupo responsável por debater e conscientizar sobre diversidade e inclusão na companhia.


A diretora de recursos humanos da Avon Brasil, Daniella Moura, explica que o objetivo é tornar o ambiente de trabalho tão diverso quanto o país.  Daniella disse, “Também queremos ser percebidos como exemplo de que é possível promover uma mudança profunda, estimulando transformações na sociedade e engajando todos e todas nessa causa” 

Daniella também disse que, até o momento, os objetivos estipulados têm dado bons resultados. Entretanto, em uma parte de seu comunicado, ela fala o motivo pelo qual a marca precisar acelerar o processo de crescimento de profissionais  negros. 

“Sabemos que nossa jornada é desafiadora e está só começando. Estamos focados em cumprir todos os pontos com os quais nos comprometemos e ir além”, complementa Daniella Moura. A empresa apresenta outros projetos que têm o mesmo objetivo do projeto DIVA, trazendo diversidade em sua empresa e ao público brasileiro, como o grupo Natura & Co, formado por Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, que promovem campanhas sustentáveis ao redor do mundo.

Publicidade