O Plano Marshall e sua importância socioeconômica

Entenda a diferença em qualidade de vida em que o Plano Marshall entregou para um país que se encontrava em crise pós guerra

Publicidade

Publicidade

O Plano Marshall tem origem nas ideias de John Maynard Keynes, conhecido também como ideia do Keynesianismo. 

Na época a situação da Europa estava desastrosa, com uma economia desequilibrada, isso por conta da Segunda Guerra Mundial. 

Publicidade

A pós guerra causou por todos os países europeus uma crise econômica, que teve forte impacto na vida dos cidadãos.

O Plano Marshall

Publicidade

Já se sabe que a ideia deste plano de melhoria econômica europeia se deu por meio das ideias de Keynes. 

Publicidade

Sua função, e principal objetivo, era que a inflação diminuísse e que em breve houvesse crescimentos econômicos, é dito também por alguns profissionais e autores, que outro objetivo que este plano carregava era garantir o capitalismo no ocidente europeu e que os países não ficassem submetidos ao socialismo.

Também conhecido como Marshall Plan, ele foi um programa criado para arrecadar recursos econômicos aos países europeus, de forma que pudessem recomeçar e se reerguer, oferecendo à população direitos e segurança de qualidade de vida.

Publicidade

Publicidade

Tem esse nome por causa de George Catlett Marshall (1880-1959), o nome de quem criou e idealizou o programa, ele era um general e político e para ele era essencial que a fome, pobreza, caos e desespero fossem os alvos de um Estado, e em 1953 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

O presidente Henry Truman que deu continuidade ao processo deste plano, que investia nos países, emprestando dinheiro e com baixo juros no momento de devolução do valor que foi emprestado.

Publicidade

Foi o Plano Marshall, criado em 1944, que deu origem ao modelo social que chamamos de Estado de Bem-Estar Social, que é um governo do qual procura entregar melhor qualidade de vida e fornecer direitos para a sociedade, como por exemplo, saúde, educação, segurança, aposentadoria e seguro desemprego.

Como era necessário arrecadar dinheiro para serem distribuídos para alguns países europeus, foi criado em 1948 até 1951, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que é uma instituição com vários países de continentes diferentes que visam o desenvolvimento econômico dentre os países que fazem parte da organização.

Publicidade

Além de aproximadamente R$18 bilhões distribuídos para a Europa, outros recursos foram disponibilizados pelo Estados Unidos a eles, como  alimentos, máquinas para que pudessem seguir com indústrias e trabalho, meios de transportes e combustíveis para os mesmos, e tecnologia. 

Objetivo e consequências do Plano Marshall

Para que fosse contido o avanço da União Soviética na Guerra Fria, o Plano Marshall visou ir contra ao comunismo soviético com essa estratégia que estava dentro desse plano.

Foi isso que auxiliou os países, mesmo aqueles que viviam sob o controle soviético a se reerguer, através do Plano Marshall. 

O que foi de suma importância aos Estados Unidos, que ao ajudar economicamente os países do ocidente europeu, só tiveram impactos positivos na sua economia e também deu a oportunidade aos países que ajudou pagarem as dívidas que fizeram com o fim da Segunda Guerra Mundial a darem continuidade com importações.

Essas importações geraram uma continuidade também na economia europeia e dali em diante passaram a se restabelecer.

Ou seja, esse programa para desenvolvimento econômico, tinha como função e objetivo amparar os países, para que não ficassem à mercê do sistema político soviético, e que pudessem ter a própria economia, para que uma sociedade tivesse empregos e qualidade de vida.

Algo que realmente aconteceu, e trouxe consequências positivas não só para a Europa que se reergueu financeiramente, mas para os Estados Unidos, foi a permissão de  uma entrada de acordos comerciais com alguns países europeus.

O que foi possível por meio de outra característica, além de juros baixos, os países que estavam sob ajuda dos EUA tinham que comprar deles por causa de uma política monetária, o que deixou a inflação controlada e impactou a Europa com o sistema político norte-ameiricano.

Publicidade