Plano Safra: O que é e o motivo de sua importância no Brasil

Criado em 2003, o Plano Safra busca o investimento e desenvolvimento entre pequenos, médios e grandes produtores do setor agrícola brasileiro

Publicidade

Publicidade

Historicamente, o setor agropecuário brasileiro vem constantemente crescendo, os números de exportações de alimentos aumentam ano após ano. Um dos motivos para isso é a riqueza de recursos naturais que o país tem disponível, mas além disso, podemos destacar os investimentos realizados no setor, possível pelo Plano Safra.

Uma das principais formas de fomentar a produção agrícola brasileira, é o incentivo financeiro ao produtor rural, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Pensando nisso, em 2003, o governo federal criou o Plano Safra, que tem como objetivo garantir o crédito necessário para que os produtores rurais consigam investir e custear sua produção. 

Publicidade

O QUE É O PLANO SAFRA?

Assim como diversos programas de financiamento no Brasil, como é o caso do “Minha Casa, Minha Vida”, que tem como objetivo incentivar as pessoas a investir em sua casa própria, o Plano Safra também é um programa de incentivo do governo federal

Publicidade

Na prática, o Plano Safra é um programa anual, que tem duração de julho a junho. Ele tem esse período, pois são as datas que acompanham as safras agrícolas brasileiras. Todos os anos o governo federal destina verbas para investimento ou para bancar custos, industrialização e comercialização dos produtos agrícolas. 

Publicidade

Além dos valores envolvidos, que na safra 2021/2022 o governo reservou um valor de R$251,22 bilhões em diversas modalidades de crédito rural, o plano safra também abarca diversas políticas públicas, que tem como objetivo maior atenção aos pequenos produtores e às cooperativas. 

Além dos investimentos, a sustentabilidade, o seguro rural e a agricultura familiar são temas que também fazem parte do plano Safra.

Publicidade

Publicidade

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é o órgão responsável pelo Plano Safra, o objetivo é que o ano 2021/2022 seja mais verde do que o anterior. Para isso, os objetivos traçados são de ampliação dos financiamentos às práticas conservacionistas de uso, manejo e proteção dos recursos naturais. Além disso, serão financiados projetos de implantação, melhoramento e manutenção de sistemas para a geração de energia renovável. 

Para o atual plano, o Seguro Rural também foi ampliado para R$1 bilhão. Este valor vai dar capacidade para contratar aproximadamente 158.500 apólices de seguros. 

Publicidade

QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS?

Entre os programas agrícolas que o Plano Safra abrange, podemos citar:

Publicidade


Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que tem como objetivo viabilizar um agronegócio mais sustentável; 


BNDES Agro, que aumenta a capacidade de armazenagem das agroindústrias; 


Inovagro, que faz a incorporação de tecnologia nas propriedades rurais; 


Moderagro, que apoia e fomenta o setor de produção, beneficiamento, industrialização e acondicionamento de produtos agropecuários; 


Pronaf, que apoia o investimento para elevar a renda de produtores rurais familiares;

Pronamp, que busca ajudar médios produtores rurais; 

entre outros. 

Esses programas citados podem abarcar o pequeno, o médio e o grande produtor rural. O que vai distinguir cada um é sua modalidade e também sua taxa de juros. 

Como este é um programa de incentivo, os valores são decididos de acordo com o tamanho de cada produção. Por isso, esses valores são menores para pequenos produtores, pois eles não conseguem competir da mesma forma que um produtor de larga escala.  

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? 

Além de estimular a produção interna de produtos agrícolas, o Plano Safra tem um papel social muito importante para o desenvolvimento do país. 

Seus investimentos e temáticas abordadas estimulam o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país; Com a maior capacidade de investimento dos produtores rurais, é possível a contratação de serviços, geração de emprego e renda para a população e principalmente colaboram para o desenvolvimento estrutural e tecnológico do interior do Brasil. 

Qual a sua opinião sobre o Plano Safra? Comente aqui embaixo e conte para nós. 

Publicidade