O que são os conceitos Dovish e Hawkish?

Dentre as diferentes condutas na economia, Dovish e Hawkish, os modelos expansionistas e contracionistas na economia

Publicidade

Publicidade

Diferentes denominações na economia, entrelaçam uma esfera de nomes utilizados para facilitar a chegada do investidor ou quem esteja pesquisando sobre, ao destino do conteúdo, essas denominações são importantes pelas suas caracterizações e especificidades. Apenas lembrar desses termos não é suficiente, mas é preciso entender o que eles significam.

Dois termos, duas bases, caminhos opostos, mesma direção, ficou confuso? No começo sim, mas isso será o caminho básico para entender esses dois termos que sempre aparecem na economia: Dovish e Hawkish. 

Publicidade

O que é Dovish e Hawkish?

Termos frequentes na política, Dovish e Hawkish, se encarregam de uma base de políticas por detrás de seus conceitos. Dovish utiliza a política expansionista e Hawkish a política contracionista.

Publicidade

Podemos agora dividir os formuladores econômicos em duas posturas: Dovish ou Dove, que em português significa Pomba e Hawkish ou Hawk que em português significa Falcão. 

Publicidade

E agora é preciso entender as políticas, a expansionista é um conjunto de medidas tomadas pelo Governo do país para acelerar o crescimento da economia, em períodos que sejam de baixo desempenho.

A contracionista é um conjunto de medidas feita também pelo Governo, para diminuir o alto crescimento do mercado econômico, visando o controle da inflação e circulação de moeda nacional.

Publicidade

Publicidade

As duas denominações estão ligadas a suas formas de política e inserção no mundo econômico. Dovish é paliativo com a inflação, apenas mantendo a manutenção da atividade econômica dentro do país e o Hawkish trava algumas demandas econômicas com a alta inflação e isso acontece mesmo que custe o crescimento e progresso da economia.

Dovish e Hawkish na prática

Publicidade

Como é um conjunto de medidas tomadas pelo governo do país, Dovish e Hawkish visam regular produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A aplicação é constituída em três modos diferentes de formulação, são eles:

  • Política Fiscal: Impostos, despesas e receitas, um ajuste de contas públicas em geral, visando um controle maior na política de gastos públicos.
  • Política Monetária: Neste caso quem influencia a inflação é o Banco Central, propondo a taxa de juros e assim influencia a oferta de moeda. 
  • Cadeia Produtiva: Incentivo a cadeia produtiva e bonificação para as produtores dentro do país, este fim cuida dos subsídios e desonerações.

Em exemplo para caracterizar é: O Dovish seria uma pessoa preocupada com o preço alto dos alimentos no supermercado e que a longo prazo ela precisa ganhar mais dinheiro para comprar melhor os produtos e sabe que esses preços irão aumentar novamente e ela precisará de mais dinheiro e isso seria um ciclo de crescimento infinito.

Publicidade

Já o Hawkish seria uma pessoa que vai a diferentes supermercados para encontrar a melhor oferta e ela sabe que precisa de mais dinheiro, mas ela vai procurar meios de que não pague mais caro nos mesmos produtos futuramente.

Quem aplica o Dovish e o Hawkish?

As condutas são definidas para ajudar a economia, para esta decisão que é realizada pelo Governo Federal do país, estão os membros do Comitê de Política Monetária e o presidente do Banco Central e seus demais agentes, todas as decisões são pensadas na avaliação do sistema financeiro nacional.

Dovish e Hawkish em conceito

Dois termos, duas bases, caminhos opostos, mesma direção, esta frase abordada acima chega a seu momento de explicação.

Dovish e Hawkish são dois termos, que utilizam duas bases “expansionista e contracionista”, seguem caminhos opostos, um desacelera e outro acelere a economia, mas seguem a mesma direção final, controlar as finanças de um país, os dois podem ser utilizados ao mesmo tempo inclusive, mas em áreas diferentes de atuação do governo. O modelo Hawkish atenta-se aos efeitos negativos a longo prazo, já a conduta Dovish é mais conivente com a inflação.

O modelo dovish pode levar a moeda nacional à desvalorização, pois a taxa de juros estará mais baixa, mas isso também contará na taxa de juros referente a moeda na qual foi afetada a valorização. Dovish e Hawkish são modelos distintos, mas eles se conectam para que o país evolua em algum momento dentro do cenário financeiro e mercadológico.

Publicidade