O que é um fundo alavancado?

Conheça o fundo de investimento de alavancagem

Publicidade

Publicidade

Fundo alavancado é uma modalidade de fundo de investimento no qual o capital investido é feito através de empréstimos, assim os ativos financeiros são comprados a partir de dinheiro emprestado.

Como o nome indica, a estratégia utilizada no fundo é a alavancagem, uma prática comum de investimento, conhecida pelo alto nível de retorno e riscos envolvidos.

Publicidade

O fundo alavancado (patrimônio atual) junta o capital dos investidores com os recursos vindos dos empréstimos e aplica nos ativos e ações, assim gerando uma rentabilidade superior a seu patrimônio líquido caso a estratégia não tenha sido adotada.  


Publicidade

Operação de alavancagem

Em ordem de conhecer este tipo de fundo de investimento, primeiro é preciso compreender a estratégia por trás da alavancagem, uma vez que o fundo é o agrupamento de capital que aplica a operação. 

Publicidade

A grosso modo, alavancagem é uma estratégia comumente implementada por investidores que desejam utilizar capital emprestado a fim de financiar e comprar ativos financeiros, logo, o capital investido é superior ao valor que o próprio investidor tem em sua conta.

A alavancagem é um impulso que promove com que os investidores não deixem oportunidades passarem, acima de potencializar os lucros.

Publicidade

Publicidade

Obviamente, a fim de obter os recursos emprestados, o acionista deve provar e garantir sua capacidade de operar com sucesso e, caso dê errado, consiga manejar os prejuízos. 

O que é um fundo alavancado?
Ilustração de fundo de investimento /Foto: Reprodução

Fundo alavancado

O fundo alavancado é um tipo de fundo de investimento em que o financiamento da compra é originado de contratos de empréstimo de curto prazo. O investidor utiliza dinheiro emprestado em função de multiplicar o capital investido (que já por característica é elevado).

Publicidade

O fundo em si é composto pelo dinheiro dos investidores (a maior parcela do fundo) mais o dinheiro do empréstimo (a menor parcela), que juntos investem nas aplicações.

Ao usar recursos alugados, a principal vantagem é que a operação permite o crescimento do volume de ativos sem precisar fazer emissão de novas cotas, ou seja, utilizar o mesmo capital como garantia várias vezes. Além do grande potencial de retornos volumosos.

Publicidade

Pela origem do capital ser menos limitada, a estratégia é uma prática de uma boa rentabilidade, sem a necessidade de um volume grande de capital inicial. Do mesmo modo que é uma opção de grande risco, visto que uma série de variáveis influenciam o resultado final.


Como ele funciona

Os fundos de investimento podem ser alavancados, principalmente, em quatro cenários, em operações de ações (dentro e fora da Bolsa), contratos de dólares, contratos de índice e BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros).

Em teoria, ao aplicar mais dinheiro do que se tem em mãos, o valor do recurso inicial não diminui no decorrer da operação, ele somente cresce. Contudo, cabe a cada investidor saber qual abordagem da alavancagem para implementar e obter o maior retorno possível.

Desta forma, mesmo que seja uma prática comum no mercado financeiro, a estratégia é recomendada apenas aos investidores experientes, que sabem analisar e determinar os melhores investimentos e momentos para não só investir mas aplicar a alavancagem.

Diante dos riscos e prejuízos possíveis, a operação só vale a pena com um investidor especialista que sabe projetar quais empresas manifestam potencial de crescimento e lucro.

Riscos

Assim como qualquer investimento presente no mercado, quanto maior o lucro, maior o risco envolvido. Por seu caráter de alta rentabilidade, os riscos apresentados são acima dos indicados em outros fundos de investimento.

Portanto, é de suma importância que os riscos tomados sejam calculados e levados em consideração. Aplicar métodos de prevenção ou ao menos redução de riscos, como construir uma carteira diversificada, para o dinheiro não ficar estagnado somente em um ativo e aumentar suas chances de sucesso.

Publicidade