Investimentos rentáveis: entenda como utilizar esse tipo de investimento

Publicidade

Publicidade

Se você deseja investir na bolsa de valores, os investimentos rentáveis podem ser uma boa opção, no caso de novos investidores que não tem medo de arriscar. 

Para investir com ativos de renda variável, é necessário entender como funciona, quais os riscos e os benefícios que esse tipo de investimento pode trazer na hora da sua aplicação. 

Publicidade


O que são os investimentos rentáveis? 

Os investimentos rentáveis são ativos financeiros, no qual é oferecido uma rentabilidade acima da média para o investidor, através de ações e fundos imobiliários.

Publicidade

Quando o investidor aplica com uma boa rentabilidade, os riscos podem ser mais elevados. Deste modo, é necessário prestar atenção em relação à segurança do ativo que foi aplicado na bolsa de valores.  

Publicidade

Existem dois tipos de ativos no mercado financeiro, o de renda fixa e o de renda variável. Os ativos de renda variável fazem parte dos investimentos mais rentáveis, os ativos de longo prazo, no qual mais se destacam quando são aplicados na Bolsa de Valores brasileira (B3).

No entanto, os ativos de renda variável, podem também  apresentar um grande risco para o investidor, isso por que esse tipo de investimento pode ser minimizado por meio da diversificação da carteira de investimento. 

Publicidade

Publicidade

Como investir de forma rentável?

A segurança na hora de aplicar na bolsa de valores, pode vir através da renda fixa, entretanto, ela não apresenta uma boa rentabilidade. É importante na hora de realizar um novo investimento, ao analisar se alguns pontos, para que assim, você consiga trazer algumas vantagens e seguranças para o processo. 

As principais análises que devem ser feitas antes de investir através de renda variável é organizar qual a quantidade será investida, o objetivo central do seu investimento, a expectativa que esse investimento pode render e o tempo que o dinheiro será aplicado. 

Publicidade

Analisar o seu perfil como investidor pode também te ajudar na hora de aplicar e se os resultados podem trazer benefícios. 

Se você deseja se arriscar, a renda variável pode ser uma boa opção, entretanto, se você investir com mais experiência ou que apreende um perfil, que necessite ter resultados mais concretos e seguros, os investimentos mais rentáveis podem não ser uma boa escolha. 

Publicidade

Investimentos rentáveis: entenda como utilizar esse tipo de investimento
Os ativos de renda variável podem ser uma boa opção quando se aplica investimentos rentáveis /Foto: Reprodução

Quais os ativos rentáveis mais seguros do mercado?

Os produtos de renda fixa são considerados os mais seguros na hora de investir na bolsa de valores. Entretanto, os investimentos do Tesouro Direto podem também ser mais seguros quando o investidor aplica através de ativos rentáveis. 

A rentabilidade dos ativos aplicados no Tesouro Direto, podem ser de maneira direta ou indireta, quando são relacionadas à Selic, sendo possível variar de acordo com tempo que a aplicação fica disponível na bolsa, assim como também o resgate da quantia que foi aplicada. 

Os ativos rentáveis podem ser uma boa opção para os investidores que procuram investir com uma rentabilidade acima da taxa Selic.


Renda variável 

Os ativos de renda variável é uma maneira de investir de forma mais rentável no mercado de ações, entretanto, eles ainda podem não trazer segurança para o investidor.  

Uma maneira de diminuir os riscos na hora de aplicar em ativos de renda variável, é diversificando a sua carteira de investimentos, sendo assim investindo um pouco de capital em ativos diferentes.  

Existem muitas opções de investimento, quando se aplicam capitais em ativos diferentes como ações diretas, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários, Stocks e Reits. 

Mesmo com uma volatilidade de curto prazo nas ações, o mercado de renda variável ainda pode segurar um ativo por 10 anos, assim como também é possível adquirir ganhos maiores que a taxa selic. 

Portanto, se você busca investir de maneira rentável, através de ativos variáveis, para assim obter uma carteira de investimentos diversificada, por aplicar em diferentes ativos, essa pode ser uma boa opção para um investidor que deseja arriscar. 

Publicidade