IBGE: O que é e como funciona?

Um dos mais importantes institutos do Brasil, o IBGE, é necessário para o país, mas você sabe as funções e obrigações dele? Descubra agora

Publicidade

Publicidade

Você sabe de onde vem a Geografia? Alexander Von Humboldt e Carl Ritter, alemães no século XIX (19) sistematizaram a Geografia e dois séculos depois, ela é tão importante quanto o português e a matemática, informações geográficas são indispensáveis e todo planejamento e avaliação de uma área de um país, passa pela geografia.

Cada país possui uma instituição responsável pela geografia, avaliando a importância econômica e social deste lugar, no Brasil, o IBGE é uma dos institutos mais importantes de todos, assim conseguimos saber o rumo do país e também conhecer mais sobre a inflação, devido a este instituto calcular o IPCA brasileiro.

Publicidade

O que é IBGE?

IBGE é a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, instituto criado em 1936 durante o mandato do ex-presidente Getúlio Vargas. O IBGE atua coletando dados e analisando os números coletados, desenvolve pesquisas e é o órgão oficial por todas as estatísticas oficiais do país. Em seu lemo, o IBGE define-se da seguinte maneira: “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

Publicidade

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística coleta todas as informações necessárias sobre a realidade demográfica, econômica e geográfica brasileira, promovendo “Censos” que são entrevistas informativas ao redor de todo o Brasil e para isso o IBGE possui 583 agências de informações nas principais cidades e está presente em todos os estados brasileiros.

Publicidade

As informações divulgadas pelo IBGE, são quase em sua totalidade, retiradas do Censo demográfico, traçando um perfil da população do país, buscando uma forma quantitativa e qualitativa de expectativa de vida e diversas informações importantes que são realizadas em forma de pesquisa.

O Censo brasileiro divulgado pelo IBGE em 2020 é que  o Brasil atingiu 211,8 milhões de habitantes, um crescimento de 0,77% em relação ao índice de 2019. Sem o IBGE e as pesquisas, seria impossível que o país tivesse um controle sobre os dados.

Publicidade

Publicidade

Exemplo dos municípios com mais de 1 milhão de habitantes: São Paulo: 12.325.232, Rio de Janeiro: 6.747.815, Brasília: 3.055.149, Salvador: 2.886.698 e Fortaleza: 2.686.612, no ano de 2021 o IBGE não realizou índice e mudou para 2022 o próximo.

IBGE na prática

Publicidade

O IBGE é público e tem administração federal, antes do IBGE existir, o DGE (Diretoria Geral de Estatísticas) era o responsável por esta função de medir a demografia brasileira.

O instituto atual está ligado diretamente com o Ministério da Economia, levando as informações necessárias para o planejamento do desenvolvimento econômico e social do Brasil. E todas as informações obtidas pelo IBGE são mantidas sob sigilo federal, apenas servindo para fins estatísticos.

Publicidade

Indicadores econômicos: Inflação medida através do IPCA, INPC, IPCA-15 ou IPP, custo do metro quadrado e variação no PIB e PIB per capita. Valendo ressaltar que o IPCA é de extrema importância para o brasileiro e principalmente para o produtor de produtos para consumo, o IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e funciona como medidor oficial da inflação no Brasil.

Todas as informações coletadas pelo IBGE sobre o IPCA são enviadas ao Banco Central e reflete no custo de vida de todas as famílias brasileiras com renda de 1 a 20 salários mínimos, sendo nove itens e produtos considerados nas pesquisas sobre inflação.

São eles: transporte, moradia, educação, vestuário, saúde, comunicação, produtos de residência, alimentação e bebidas e despesas pessoais

As métricas dos indicadores sociais feitas pelo IBGE são de uma relevância grandiosa para os dados do Brasil. As informações divulgadas pelo instituto são:

  • População estimada
  • Desemprego 
  • Renda média mensal da população
  • Nível de escolarização e analfabetismo
  • Natalidade
  • Fecundidade
  • Mortalidade infantil
  • Agropecuária (extra e mais novo)

As informações obtidas pelo IBGE são minuciosamente avaliadas e repassadas ao Governo Federal e seus ministérios e assim distribuídas dentro do Sistema financeiro do Brasil para que seja desenvolvido um planejamento nacional e a densidade populacional.

Publicidade