Gigantes financeiros: conheça os 7 maiores bancos do Brasil

Elaboramos uma lista dos 7 maiores bancos do Brasil hoje.

Publicidade

Publicidade

Eles estão por toda parte e são responsáveis pela maioria absoluta das transações financeiras no Brasil: os maiores bancos do Brasil. Alguns têm uma história de mais de 200 anos, enquanto outros foram estabelecidos recentemente. A maioria deles são brasileiros, mas também há estrangeiros “infiltrados” na lista.

Obviamente, o valor de mercado e o lucro dos bancos que operam no Brasil estão longe dos gigantes chineses e americanos, por exemplo, o Banco da China tem uma receita anual de cerca de 230 bilhões de dólares! No entanto, algumas delas estão entre as 100 maiores do mundo e as maiores da América do Sul.

Publicidade

Ainda está se perguntando o que são esses bancos? Por isso, para sua curiosidade, elaboramos uma lista dos 7 maiores bancos do Brasil hoje. Esta lista considera estudo realizado pelo Valor Econômico, que utilizou dados disponibilizados pelo Banco Central em 2019 (referentes a 2018).

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco, mais conhecido como Itaú, é o maior banco do Brasil. Sua grande conquista é fruto da fusão do Banco Itaú com o Unibanco (as duas maiores instituições financeiras do país), que acabou por fundir a maior empresa de atividade financeira de todo o hemisfério sul.

Publicidade

O banco tem sede em São Paulo, mais de 91 anos de experiência, mais de 90.000 funcionários e cerca de 55 milhões de clientes, e um lucro de 27,8 bilhões de reais em 2018!

Publicidade

Banco do Brasil

Em uma economia mista, o governo possui 50% das ações e é o maior banco estatal do Brasil. É também uma das empresas mais antigas, fundada em 1808, com mais de 200 anos de experiência no país. Existem mais de 15.000 pontos de serviço em todo o país entre filiais e estações de serviço.

Além disso, 95% das agências possuem salas de autoatendimento, com aproximadamente 40.000 terminais operando fora do horário comercial. São cerca de 150 mil funcionários e estagiários no país, e o lucro em 2018 foi de 12,8 bilhões de reais.

Publicidade

Publicidade

Bradesco

O banco foi fundado em Marília, no interior de São Paulo, em 1943 e é o banco privado com a maior participação de municípios brasileiros. O Bradesco possui mais de 28 milhões de clientes em todo o Brasil e o quadro de funcionários é próximo a 100 mil.

Em 2019, foi eleita pela revista Isto é Dinheiro como a marca mais valiosa do Brasil, e o valor de mercado do banco chegou a 284 bilhões de reais.

Publicidade

Caixa Econômica Federal

A Caixa é o maior banco 100% público do país, o que significa que pertence ao povo brasileiro e é de responsabilidade do governo federal. Hoje, com 159 anos, a Caixa é responsável por apoiar os brasileiros em projetos de grande porte como o Bolsa Família e atendimento emergencial.

A Caixa tem cerca de 60 mil funcionários e seu lucro em 2018 foi de 12,7 bilhões de reais. Seu lucro em 2018 ultrapassou 15 bilhões de reais.

Publicidade

Banco Santander Brasil S.A.

Filial brasileira do gigante espanhol Santander, é também a maior representante de um banco estrangeiro no país. Cresceu ao incorporar bancos menores como o Banco do Comércio e o Banco Noroeste, ideologia que permitiu o crescimento da instituição por toda a Europa.

Fundada em 1982, possui mais de 34 milhões de clientes somente no Brasil e aproximadamente 50.000 funcionários em filiais naquele país. Seu valor de mercado ultrapassa 110 bilhões de reais.

Banco Safra

O Banco Safra foi fundado em São Paulo em 1955. Seus negócios abrangem diversos campos e promove diversos produtos e serviços financeiros. Curiosamente, o banco pertence a um único proprietário, o empresário Joseph Safra (Joseph Safra), considerado a segunda pessoa mais rica do Brasil.

Em 2018, data do último estudo, o lucro do Safra ultrapassou 2 bilhões de reais. Em 2019, foi realizado lucro de 544 milhões de reais somente no primeiro trimestre.

Banco BTG Pactual

Fundado em 1983, o BTG Pactual tem sede no Rio de Janeiro e hoje é administrado por uma associação de mais de 150 empresários. É o único banco entre esses bancos que faliu nos últimos anos.

O BTG também atua como membro do departamento de gestão de ativos e já participou de diversas empresas em diferentes áreas, como Uol, Mitsubishi, Brazil Pharmaceuticals e Bodytech. Seu valor de mercado é estimado em 52,25 bilhões de reais.

Publicidade