Conheça os tipos de seguros mais importantes e como contratá-los

Descubra quais são os seguros mais importantes para a sua vida e como solicitá-los

Publicidade

Publicidade

Não existe tranquilidade maior do que saber que você tem um seguro contratado, seja para sua vida, seu celular, seu carro, seu emprego e até entre outras opções. O seguro é a melhor escolha para você que busca minimizar os riscos e os problemas de determinadas ocasiões. E hoje existem diversos tipos de seguros.

No Brasil, a primeira seguradora surgiu no dia 24 de fevereiro de 1808 após a abertura de comércios internacionais no ramo marítimo chamada de “Companhia de Seguros Boa-fé”. O objetivo era operar no ramo de seguro marítimo, oferecendo seguros a embarcações, um dos principais transportes da época.

Publicidade

Ao longo dos anos, diversos tipos de seguros foram sendo implantados na sociedade, como por exemplo partes do corpo, como é o caso do jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Na ocasião, o atleta fez um seguro para suas pernas que equivale a milhares de dólares. Outra celebridade que fez questão de fazer um seguro para o corpo, foi a cantora Jennifer López que fez um seguro para o bumbum.

Podemos dizer que o ramo de seguros acabou se firmando ao longo dos anos e atualmente no Brasil, o mercado chegou a crescer em 1,3% só no ano passado, arrecadando cerca de R$274 bilhões.

Publicidade

Olhando para esse contexto todo, hoje vamos mostrar quais os tipos de seguros que existem e a melhor maneira para contratá-los.

Publicidade

Conheça os tipos de seguros e como solicitá-los

Antes de mais nada, é necessário dizer que existem inúmeros tipos de seguros como citados no começo do texto. Em primeiro lugar, indicaremos os mais importantes como os de viagem e de carro e explicaremos como contratar o seu serviço.

Seguro de veículos

O seguro mais utilizado no país é o seguro de veículos, já que todos que compram um carro, já imaginam a quantidade e os perigos de ter o seu veículo roubado ou até mesmo ser vítima de uma acidente. Dessa forma, o consumidor acaba não saindo no prejuízo na hora de fazer um seguro de veículos.

Publicidade

Publicidade

Em relação ao seguro de carros é importante lembrar sobre a franquia, que é uma taxa que o segurado deve pagar no momento em que utiliza o seguro para resolver uma batida de carro, que conste na apólice. São inúmeros os tipos de franquia que vai de básica, reduzida a ampliada, vai depender da seguradora.

Entre as seguradoras mais bem-avaliadas para seguros de veículos, estão a Cardif Seguros e Azul Seguros.

Publicidade

Seguro de vida

Entre os mais conhecidos, está o seguro de vida que traz uma estabilidade para os herdeiros após a morte do segurado. Neste caso, a modalidade de seguro é oferecida por instituições bancárias como o Banco do Brasil, Bradesco, Mapfre e Allianz.

Para solicitar e contratar o seu é importante que você analise se o seguro atende às suas expectativas como o valor de indenização, no caso em que o segurado morre. Outro fator que tem sua importância, é que a parcela do seguro tem que ser paga em toda a fatura do mês. Para você ter uma noção do quanto será gasto, seria interessante fazer uma simulação através da internet.

Publicidade

Seguro para celular

Hoje em dia é fundamental que você saia com seu celular no bolso e como é um equipamento extremamente cobiçado por ladrões, independente da marca do smartphone, é importante que você faça um seguro do seu celular. Em muitos casos, as seguradoras fazem planos para celulares mais caros, mas em algumas exceções, algumas seguradoras fazem a partir dos R$500.

Geralmente os seguros para celular cobrem por danos físicos, água ou líquidos, elétricos, furtos e roubos. Entre as seguradoras que se destacam no ramo, a Porto Seguro e a Zurich são as principais.

Seguro residencial

O seguro residencial é um dos mais importantes, já que visa a segurança de sua residência. Cobre incêndios, roubos e furtos, equipamentos eletrônicos, quedas de raio, danos elétricos e explosões de qualquer natureza. Um dos benefícios exclusivos do seguro, é que você pode acionar serviços emergenciais como eletricista, encanador e chaveiro.

Para acionar esse tipo de seguro, as que se destacam na área são a Porto Seguro, Santander, Bradesco Seguros e Itaú.

Seguro viagem

assim, indicado para viagens internacionais, o seguro viagem cobre eventuais problemas de saúde que podem variar de despesas hospitalares, internações e medicamentos. Além de cobrir seguro para extravio de bagagens e outros serviços do tipo como o atraso das companhias aéreas.

As empresas mais conceituadas no mercado de seguros são: Mapfre, SulAmérica Seguros, AssistCard e Allianz Travel.

Agora é com você

Dessa forma, como agora você já conhece alguns dos seguros mais importantes, aproveite para escolher o serviço que mais te agrade e solicite o seu hoje mesmo para evitar problemas futuros e até investir.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações