Green Shoe, como funciona a demanda de ações

Sistema de negociação Green Shoe e seu impacto na economia de ações

Publicidade

Publicidade

Formas de negociações e investimentos, oferta e demanda, mercado de ações e lotes bancários. Podemos achar que estão em mercados separados, mas não. O processo em que ofertas de ações que são recolocadas no mercado é chamado de Green Shoe.

A Lei de Oferta e Demanda, também conhecida como Lei da Oferta e Procura, é uma lei da economia clássica. E busca explicar a funcionalidade, determinando o preço e quantidade de um produto no mercado. 

O que é Green Shoe?

Publicidade

O Green Shoe é um lote suplementar de ações a ser adqurida. É cncedido pelo banco que coordena a oferta. A compra deste lote suplementar é totalmente opcional e poderá acontecer com até cerca de 15% da quantidade que estava disponível no mercado, e isso através de uma ferramenta chamada: IPO. 

Desta forma, caso julgue necessário e conforme a demanda necessária, o banco pode exercer a sua opção de direito e vender futuramente o lote extra ao mercado. O IPO (Initial Public Offering) é quando uma empresa emite ações para o público pela primeira vez. Portanto, é precisamente no Brasil, conhecida como Oferta pública inicial.

Publicidade

A empresa está aberta quando formas de ofertas são vendidas ao público em geral.

Publicidade

O IPO caracteriza: venda de títulos, ações e debêntures.

O termo “green shoe” existe graças a Green Shoe Manufacturing Company, empresa americana de calçados, com fundação em 1919 sendo a primeira a oferecer este tipo de opção de compra ao banco.

Há utro termo para Green Shoe, denominado “underwriting” (similarmente realizado pelas instituições que fazem intermediação na negociação entre os emitentes de títulos e os investidores). 

Publicidade

Publicidade

Como funciona Green Shoe?

O Green Shoe funciona como uma forma de mecanismo, acontecerá quando a demanda for maior que a oferta inicial, o excesso de demanda irá gerar uma necessidade de criação com mais lotes para vendas e isso em um processo seguido, vai estabilizar o preço das ações ou das ofertas.

Caso o IPO já esteja com sua opção de lote suplementar e ainda sim o número de investidores para adquirir, for maior que o número de ações disponíveis, haverá um processo de rateio ou um lote adicional que deverá suprir a demanda procurada, mas os acionistas ou a empresa deve aprovar todo este processo.

Publicidade

Para o lote adicional ainda é preciso uma captação de recursos é um dos objetivos, para isso acontecer a empresa estará diluindo o capital.

Em suma a fase de emissão do lote suplementar, tem um profissional indicado para liderar o processo. Durante este período, são emitidos valores mobiliários, oferecidos posteriormente aos investidores.

Publicidade

Reverse Green Shoe, o que é?

Portanto, como o nome já dispõe a resposta, reverse green shoe é uma opção invertida, que pode haver resgate, permite que o grupo de bancos de investimento que realizou uma oferta pública inicial (IPO).

Compre e ofereça como venda com 15% a mais de ações pelo mesmo preço de oferta do que a empresa emissora originalmente planejava vender. Isto acontece quando o preço de algumas ações estiverem desvalorizando. 

Investir em ações de Green Show podem ocasionar riscos específicos às aplicações de renda variável. Isto deve realizado por investidores avançados ou contando com o auxílio de profissionais da área. Assim, Green Show é uma prática bastante complexa e que demanda uma atenção de seus detentores.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações