O Que é Efeito Manada como fugir dele?

Conheça o efeito que pode ser ruim tanto para o investidor quanto para a bolsa de valores

Publicidade

Publicidade

O mundo dos investimentos é uma área muito atrativa para quem deseja ver o seu dinheiro valendo mais do que ele já vale. Porém, é muito importante saber com o que se está investindo, afinal, são suas finanças que estão em jogo. Além da aplicação do seu dinheiro, é necessário fazer um acompanhamento de suas ações, conhecer o mercado e preferencialmente investir em um negócio que você já conhece. E aí fugir do efeito manada. 

Essas dicas são valiosas para evitar o Efeito Manada. Pois um mercado atrativo como o financeiro faz com que a atuação coletiva possa atrapalhar os seus investimentos e trazer grandes prejuízos a sua carteira. Saber como fugir do efeito manada é o melhor caminho para ter uma boa performance. Dessa forma, venha conhecer algumas dicas para driblar essa situação e se antecipar aos demais. 

O QUE É EFEITO MANADA?

Publicidade

A primeira pessoa que falou sobre o Efeito Manada, foi o cirurgião britânico Wilfred Trotter, em seu livro “Peace and War”, publicado em 1914. Segundo o autor, este comportamento de “manada”, em uma associação clara ao reino animal, ocorre em situações que envolviam influências sociais, tendências econômicas, onde certos indivíduos de um determinado grupo imitam outros membros de um status mais elevado. Esse é um quadro que acontece quando as pessoas seguem o fluxo imposto pelas decisões de outros. A decisão deixa de ser tomada por argumentos lógicos ou por uma avaliação crítica. Em vez disso, passa a ser feita apenas porque os outros também estão fazendo. 

Você provavelmente já tomou alguma decisão baseada na influência de outra pessoa. Isso pode acontecer de maneira proposital ou até mesmo inconsciente, até porque essa influência é muito utilizada em marketing. Diferente do mundo das propagandas, o efeito manada no mercado financeiro pode trazer prejuízos graves ao investidor e ao mercado. 

Publicidade

Gráfico de vendas com aplicação do efeito manada

COMO O EFEITO MANADA SE APLICA AO MERCADO FINANCEIRO?

Os riscos do efeito manada nos investimentos é um problema sério. Ele começa a acontecer principalmente na bolsa de valores. Quando surgem boatos sobre uma empresa e parte dos indivíduos vendem suas ações, levando assim, o preço à queda. Outra situação que pode ocorrer bastante é a recomendação de ações sem estudo prévio, dessa forma, vários investidores acabam comprando a mesma ação apenas porque tem bastante gente fazendo a mesma coisa e dessa maneira, ele não analisa se a situação é realmente boa.

Publicidade

O efeito manada não diz diretamente sobre a qualidade daquela ação, ou seja, não tem a ver com o investimento, mas sim quando esses grandes fluxos se consolidam mesmo quando não há uma razão lógica para isso. Por isso é evidente que quem faz este tipo de aplicação, deixa de considerar elementos para tomar decisões ao investir em ações ou outras possibilidades. 

QUAIS OS RISCOS DO EFEITO MANADA?

O efeito manada pode ser muito prejudicial para o investidor no mercado financeiro. Seja para quem compra ou para quem vende ações, por isso a importância de estar informado sobre os movimentos do mercado. Na maioria dos casos isso acontece por pessoas inexperientes, que baseiam suas atitudes com base no que outras pessoas estão fazendo ou com indicações em vez de utilizar informações técnicas. 

Publicidade

Publicidade

Esse é um caso conhecido no mercado, onde as pessoas preferem saber qual ativo está rendendo mais, porém, elas não traçam um objetivo, não analisam aquela ação e dessa forma, não consideram objetivos, suas expectativas e, principalmente, o perfil de investidor, que mostra qual é o grau de risco que se está disposto a correr para ter rentabilidades satisfatórias. Nesta situação, o risco de tomar decisões ruins e perder dinheiro é grande.

Outro ponto que pode atrapalhar o rumo das ações é a formação de uma bolha de investimentos, onde uma série de investidores, por conta do efeito manada, investem em uma ação e ela acaba se desvalorizando. Uma pessoa que já tinha aquele ativo antes da bolha também vai se prejudicar. Isso acontece porque quem aplicou vai começar a vender esses papéis e por consequência, você fará o mesmo, então caso na semana seguinte essa ação tenha um crescimento você e você, que poderia receber os dividendos, fica sem eles. 

Publicidade

Fica evidente que em qualquer uma das situações, os players não têm controle do que vai acontecer efetivamente. Dessa forma, as consequências são a perda de bons investimentos e a vulnerabilidade no momento da tomada de decisão.

Gráfico em queda

COMO SE PROTEGER DESSE EFEITO?

Chegou o momento de você descobrir como se proteger do efeito manada e como lidar para não tomar decisões precipitadas no mercado de ações. Todos os passos nos levam a ter uma visão mais consciente e segura do mercado e além disso pode te auxiliar na busca de bons investimentos.

Publicidade

A informação é um dos pilares para se dar bem no mercado financeiro. Conhecer o mercado, saber o clima dos investimentos e estudar cotidianamente o que acontece no mundo financeiro vai te auxiliar nas suas decisões e vai te mostrar caminhos para que você atinja os objetivos preestabelecidos. Por isso, quando alguém lhe indicar uma ação, pesquise sobre ela e veja se ela faz sentido para você naquele momento. 

Focar no seu objetivo também é outra dica que pode te ajudar bastante. Caso você esteja iniciando neste mercado, procure um assessor de investimento e siga o que ele te indicar. Levando em consideração que o efeito manada é uma situação coletiva, sempre questione o senso comum. Nem sempre o que todos fazem é algo interessante para o seu perfil e para os seus objetivos, mesmo que aquilo seja contrário ao que a maioria esteja fazendo, pois o seu perfil de investimento nem sempre vai seguir o que o mercado nos mostra como mais lucrativo. 

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações