Casa da Moeda do Brasil

Conheça instituição fabricante do papel moeda brasileiro e sua evolução

Publicidade

Publicidade

Antes do dinheiro ser em papel, as moedas de ouro, prata e bronze, eram a forma de adquirir produtos. Antes da Casa da Moeda, existia um sistema trocas de objetos. As pessoas trocavam também derivados, um leite de uma vaca por um pão e até trocar um cavalo por um lugar para morar, mas isto antes da era medieval.

Mas o dinheiro hoje é uma das coisas mais importantes do mundo, o que mais agrega importância na vida das pessoas e ainda forte influenciador e motivador social e empresarial.

Publicidade

Cada país possui um tipo de moeda diferente, um valor diferente referente a outras nações. Mas saber quem produz este dinheiro é sempre uma grande curiosidade.

E assim chegamos ao Brasil, na Casa Da Moeda do Brasil, o lugar responsável por produzir a “felicidade” da maioria dos brasileiros.

Publicidade

O que é a Casa da Moeda do Brasil?

A Casa da Moeda do Brasil é a instituição pública responsável por produzir e fabricar toda a moeda nacional.

Publicidade

Assim sendo, a moeda física metálica ou papel-moeda. Todos os tipos de moedas existentes no país em circulação foram distribuídos pela Casa da Moeda.  

A Casa da Moeda do Brasil controla a fiscalização, proteção de marcas e certificações acadêmicas, verificando autenticidade e rastreabilidade de fins financeiros, atuando até fora do país.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, suas principais funções são a fabricação do papel moeda, moeda metálica e edições comemorativas de moedas.

Impressões de selos postais, fiscais e federais, além de títulos da dívida pública federal. Fabricação de passaportes e fornecimentos ao Governo e órgãos legais.

Publicidade

Além disso, é a responsável por fabricar o papel timbrado das certidões de nascimento, casamento e óbito, papel específico do RG e qualquer documento legal que precise de uma autenticação. 

São três departamentos existentes de unidades industriais: Departamento de Cédulas (DECED), responsável pela impressão das cédulas que circulam pelo Brasil.

Publicidade

Como o Departamento de Moedas e Medalhas (DEMOM). Que atua na fabricação de moedas de circulação e também de moedas e medalhas comemorativas; o Departamento de Produtos Gráficos e Cartões (DEGER). Sendo responsável bem como, pela produção de produtos gráficos da como passaportes, selos fiscais, selos postais, diplomas, carteiras, entre outros.

Fabricação de papel moeda

Todos os anos, o Banco Central define junto com a Casa da Moeda, a quantidade de cédulas e moedas que devem ser produzidas. A Casa da Moeda fabrica o dinheiro e o Bacen distribui e controla os meios circulantes.

Acima de tudo, é necessária uma autorização do presidente do Banco Central com aval e orientação do governo para a definição da quantidade de dinheiro a ser impresso. A CM não possui autonomia para decidir quanto de dinheiro emitirá.

Em conclusão, há um reconhecimento no mercado internacional. A Casa da Moeda é responsável pelas demandas de países da América do Sul como: Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai e Venezuela, também com responsabilidade dos países Costa Rica, Haiti e Suriname, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Zaire.

Um importante marco para a Casa da Moeda do Brasil, reconhecida no mercado internacional por tecnologia avançada, segurança e qualidade.

História

Assim a Casa da Moeda do Brasil é uma das mais antigas empresas do país, com fundação em 1694 (327 anos em 2021) criada pela ainda dominante colônia portuguesa no Brasil.

A primeira sede foi em Salvador, na Bahia. Réis de Ouro, 1.000, 2.000 e 4.000 e Réis de prata 20, 40, 80, 160, 320 e 640 foram os valores indicados, circulando pela primeira vez em 1695.

A localização da CM fica no Distrito Industrial de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Com uma capacidade produtiva de aproximadamente 3 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moedas ao ano.

Visitação ao Museu da Casa da Moeda do Brasil

Por fim, desde março de 2018, a Casa da Moeda brasileira está aberta para visitação. O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez com que o prédio da localização da Casa da Moeda inicial no Rio de Janeiro, fosse tombado, tornando-se patrimônio nacional e proibindo de sofrer alterações ou mudanças graves.

A visitação ao Museu é gratuita, localizado na Praça da República, 26, Centro do Rio de Janeiro.

Publicidade

O melhor conteúdo de negócios e economia no Brasil, de graça para você.

Cadastre-se para ter acesso a este conteúdo, é totalmente de graça!

Ao se cadastrar, você concorda com o compartilhamento de seus dados com a Estoa, e com os Termos de Uso , incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações